UNICAMP 1987 História - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

As questões das décadas 1940 a 1980 estão em manutenção!
Filtrar por resolução:

"De qualquer maneira, o rei só é verdadeiramente rei apôs a realização da cerimônia de coroação. Esta realiza-se em Mênfis e comporta uma série de ritos simbólicos destina¬dos, ao mesmo tempo, a unir os dois reinos na pessoa do rei e a introduzir o novo sobe¬rano na categoria dos deuses, em pé de igualdade. Nessa ocasião, recebe as insígnias carregadas de força divina, ou seja, o cetro e o látego. Ele ’levanta-se’ com a coroa branca do Sul sobre a cabeça, em seguida, a coroa vermelha do Norte e, por fim, o ‘pschent’ que é a combinação das duas. Toma assento no trono em cima do papiro e do lótus. Da a volta ao ’muro branco’, símbolo da tomada de posse e da defesa do Egito, assim como o sol dá a volta à Terra".

O texto acima, dos historiadores André Aymard e Jeannine Auboyer, descreve a cerimônia de coroação de um faraó egípcio e a carga simbólica que ela contém. A partir dos elementos que ele fornece e de seus próprios conhecimentos sobre o assunto, descreva brevemente qual o significado do faraó para a civilização egípcia, identificando as funções que a ele cabia desempenhar.

Leia com atenção o seguinte texto do historiador Marc Bloch e, depois, responda às questões:

"Eis dois homens frente a frente: um, que quer servir; o outro que aceita, ou deseja ser chefe. O primeiro une as mãos e, assim juntas, coloca-as nas mãos do segundo: claro símbolo de submissão, cujo sentido, por vezes, era ainda acentuado pela genuflexão. Ao mesmo tempo, a personagem que oferece as mãos pronuncia algumas palavras, muito breves, pelas quais se reconhece ’o homem’ de quem está na sua frente. Depois, chefe e subordina¬do beijam-se na boca: símbolo de acordo e de amizade. Eram estes (...) os gestos que serviam para estabelecer um dos vínculos mais fortes que a época feudal conheceu",

(in A Sociedade Feudal)

  1. a) Identifique a cerimônia descrita no texto e explique a finalidade da mesma.

  2. b) Explique em que consistia esse "um dos vínculos mais fortes que a época feudal conheceu" a que se refere o texto.

Leia com atenção o seguinte trecho do romance O Perfume de Patrick Sliskind, que descreve os pensamentos do perfumista Baldini, atormentado com a concorrência de Pélissier, também perfumista:

"Um desses perfumes de Pélissier podia deixar o mercado todo fora de ordem (...) Esse homem era (...) um perigo para toda a classe. Era de se desejar que voltasse à rigidez do antigo direito das corporações. Era de se desejar a aplicação das medidas mais draconianas contra esse descontrolado, contra esse inflacionador de aromas. A patente deveria ser-lhe retirada, ser-lhe imposta uma rigorosa proibição de exercer a profissão - (...) e sobretudo o sujeitinho deveria primeiro aprender regularmente a profissão! Pois esse Pélissier não era um mestre em perfumaria e mestre-luveiro diplomado. (...) Não, uma figura como esse Pélissier falastrão não teria conseguido fincar pé nos bons e velhos tempos corporativos. Para isso lhe faltava tudo: caráter, formação, modéstia e o senso de hierarquia corporativa. (...) Uma coisa dessas nem teria sido possível antigamente! Que um respeitado artesão e experiente comerciante (mercador) tivesse de lutar por sua simples existência, isso só se via há alguns poucos decênios!".

  1. a) O texto se refere a um sistema particular de organizar a produção e as profissões. Em que consistia esse sistema e em que época se desenvolveu?

  2. b) Segundo o texto, qual a situação em que se encontrava esse sistema de organização da produção e das profissões? A que época corresponde tal situação? Explique.

No final da Idade Média, pelo menos cinco regiões europeias serão palco de um processo histórico que, por sua vez, irá determinar um ciclo de acontecimentos que deu origem ao antigo sistema colonial.

Identifique esse processo histórico citando os países em que ocorreu e descreva resumidamente a série de acontecimentos que está na origem do antigo sistema colonial.

Uma passagem da Bíblia relata que o Sol parara no céu para permitir a vitória de Josué durante uma batalha contra os inimigos de Israel na Antiguidade. Séculos mais tarde, uma teoria científica sobre o movimento dos astros negava a possibilidade desse acontecimento ter ocorrido. Identifique o período histórico em que surgiu essa teoria e explique a reação da Igreja diante dessas novas explicações científicas.

Carregando...