UNICAMP 1987 - Questões

Filtro de Questões
Selecione uma disciplina antes de escolher o assunto

Abrir Opções Avançadas

As questões das décadas 1940 a 1980 estão em manutenção!
Filtrar por resolução:
  1. a) Ha três temas sugeridos para redação: você deve escolher um deles e desenvolvê-lo no tipo de texto indicado, segundo as instruções que se encontram na orientação dada para cada tema. A fim de economizar tempo, leia primeiro apenas as instruções e faça uma primeira seleção: caso ainda esteja em dúvida, leia as coletâneas de texto dos temas que lhe interessam, a fim de fazer a escolha final. Escreva no alto da página o tema escolhido.

  2. b) Coletânea de textos: Para cada tema, você encontrará uma coletânea de textos sobre o assunto. Esses textos foram tirados de fontes diversas e apresentam fatos, dados, argumentos e opiniões relacionados com o tema. Eles,não representam a opinião da banca examinadora: são textos como aqueles a que você está exposto na sua vida diária de leitor de jornais, revistas ou livros, e que você deve saber ler e comentar. Consulte a coletânea e utilize-a segundo as instruções específicas dadas para o seu tema. Não a copie.

  3. c) Rascunho: Use o lado esquerdo (verso) da folha para rascunho. Ele não será considerado na correção.

  4. d) Limites: Escreva um mínimo de 20 linhas e um máximo de 60.

TEMA A

Na coletânea abaixo, você encontrará alguns textos que apresentam fatos, dados e opiniões a respeito da instalação de usinas nucleares no Brasil. Leia-os, selecione os aspectos que lhe parecem mais relevantes, e use-os, bem como outras informações ou noções de que você dispuser, para redigir uma dissertação, isto é, um texto em que se exponham e comentem, de forma coerente, alguns dos argumentos envolvidos na polemica sobre o assunto.

Coletânea do TEMA A

"A usina nuclear Angra 1 está no estágio pré-operacional e faltam poucos dias para entrar em funcionamento", disse ontem João Camilo Penna, presidente de Furnas Centrais Elétricas. (...) Camilo Penna disse que pretende colocar. Angra 1 em operação normal ainda este mês, mas que isso depende de uma decisão governamental. Segundo ele, a suspensão pelo Tribunal Federal de Recursos, anteontem, da execução da liminar contra o funcionamento de Angra 1, "embora desejável, não era indispensável para que pudéssemos, legalmente, operar a usina, mas deixou Furnas e o governo bem mais à vontade para tomar a decisão." Hoje (11/10/86), Anqra completa 278 dias parada."

(Folha de São PauJo, 11/10/86).

"O presidente de Furnas disse que a empresa tem um prejuízo diário de US$200.000 (Cz$,2,76 milhões) com a paralisação da usina, quantia gasta na compra de 450 megawatts contínuos de Itaipu. (...) Camilo Penna disse ainda que o não funcionamento de Angra,1 acarretaria um risco entre 15% e 20% de probabilidade de racionamento de energia elétrica na região sudeste, entre novembro deste ano e do próximo, caso este venha a ser um ano seco. Com Angra em funcionamento, este risco cai para uma probabilidade entre 10% e 15%. Na região sudeste, 93% da energia elétrica tem origem hidráulica, ficando as usinas térmicas, como as de carvão ou nucleares, responsáveis pelos outros 7%. 0 sistema Furnas, segundo Camilo Penna, é responsável por 50% da energia desta região, incluindo sua cota de Itaipu."

(Folha, 11.10.86).

"O presidente de Furnas Centrais Elétricas, João, Camilo Penna, disse ontem (10/10/86), às 16h00, após sua visita mensal de inspeção às instalações da usina nuclear Angra 1, que "houve realmente um vazamento na usina", no último dia 30, "e que a reportagem publicada pela Folha anteontem sobre o acidente "estava correta no fundamental". (...) Camilo Penna admitiu a ocorrência de "falhas no sistema de comunicação ao público de incidentes com a usina" e disse que pretende corrigi-las."

(Folha, 11.10.86).

“ Deve existir uma entidade autônoma que possa fiscalizar o nível de segurança das usinas nucleares e que tenha responsabilidade perante a opinião pública, que a legítima” disse Rogério Cerqueira Leite (...). Segundo o professor, os cálculos de risco estabelecem o patamar de periculosidade das operações dessas usinas não são confiáveis, uma vez que estes índices foram calculados pelas empresas construtoras e há cerca de 20 anos atrás. Ele considera a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) uma entidade desacreditada para a função de órgão fiscalizador, por estar sob controle governamental.”

(Folha, 11/10/86).

” De parte todas as questões ligadas à preservação da natureza e à defesa da qualidade de vida, esse fato (a construção de usinas nucleares no Brasil) preocupa por duas razoes básicas. Primeiro: uma decisão como essa não,pode caber a um grupo de burocratas, por mais esclarecidos que sejam; nem,mesmo caberá a políticos. Na medida em que interfere na vida de cada um, de,todos nós, essa decisão tem que ser objeto de concessão mais ampla. (...) É indispensável que a Constituinte defina os, mecanismos pelos quais essa participação da população seja operacionalizada. Segundo: é preciso moldar um novo estilo para as ações do governo, que devem inspirar credibilidade, garantindo a todo cidadão o direito fundamental de acesso à informação. Até porque o próprio processo de democratização do país passa pela definição dos instrumentos pelos quais esse direito seja efetivo."

(Folha, 19/10/86).

TEMA B

Escolha um dos fragmentos de texto constantes na coletânea abaixo, e redija uma narração, isto é, um texto em que você contará uma história, na qual se encaixe o fragmento escolhido. Elabore a sua redação de acordo com a significação representada pelo fragmento que escolheu.

Coletânea do TEMA B

- Fragmento 1: “A vizinha sai de casa todos os dias às 5 horas da tarde.”

- Fragmento 2: “Dizem que a vizinha sai de casa todos os dias às 5 horas da tarde.”

- Fragmento 3: “A vizinha? Sai de casa todos os dias às 5 horas da tarde...”

- Fragmento 4: “A vizinha sai de casa todos os dias às 5 horas da tarde?”

- Fragmento 5: “A vizinha sai de casa todos os dias às 5 horas da tarde!”

TEMA C

Ao preencher o formulário para inscrição no concurso vestibular UNICAMP/87, você precisou optar por uma carreira profissional.

Com base nas informações e opiniões contidas na coletânea abaixo que lhe pareceram mais relevantes, e outras de que você dispuser, elabore uma redação em que você defende, argumentando de forma convincente, o seu ponto de vista sobre o momento mais adequado para a escolha de uma carreira profissional pelo estudante.

Coletânea do TEMA C

"O Concurso Vestibular da UNICAMP está regulamentado pela Portaria GR-n$\ ^{9}$ 250/86. Consistindo na classificação de candidatos para o ingresso na Universidade, o Concurso Vestibular da UNICAMP tem por objetivos primordiais:

1º Selecionar candidatos adequados ao perfil do aluno desejado pela UNICAMP;

2º verificar o domínio do conhecimento normalmente adquirido nas diversas formas de educação ao nível de_2$\ ^{º}$ grau;

3º avaliar a aptidão e o potencial dos candidatos para o curso superior em que ingressar;

4º influir no redirecionamento do ensino de 1º e 2º graus."

(Manual de Informações, Vestibular UNICAMP/87, pág. 17).

Opção do curso.

  1. a) Indique em ordem crescente de preferência os códigos dos cursos que você pretende cursar.

  2. b) Escolha só cursos pertencentes à carreira que você indicou. Cursos fora da carreira não serão considerados.

  3. c) Se a carreira tiver um único curso, coloque somente o código desse curso.

  4. d) Não opte por cursos que não pretenda cursar, pois se for chamado e não se matricular, você será excluído do Concurso.

  5. e) O número máximo de opções para cada candidato é de cinco cursos, nas carreiras em que houver tal possibilidade. Serão rejeitadas as opções que ultrapassarem esse limite."

(Manual de Informações, Vestibular UNICAMP/87,

instruções para preenchimento do Formulário de Inscrição, pág. 22).

"Uma das angústias do vestibular está em que ele exige, da parte do estudante, quando ele tem 18 ou 19 anos, uma definição clara daquilo que ele vai ser pelo resto da vida. Ajudaria muito se tal definição não fosse exigida: se o ingresso na Universidade fosse a ocasião para o aluno tomar contato com as várias possibilidades. É irracional pedir que alguém tenha ideias claras e decisões tomadas sobre algo que nunca experimentou."

(Fragmento da seção "Ideias Soltas", jornal SABOR/SABER publicado pela

Assessoria Especial para Assuntos de Ensino da UNICAMP. Ano 2, $n^9$ 4, pag. 17).

"O adolescente manifesta, entre outras características, uma grande insegurança, fruto da imaturidade, que se reflete muitas vezes em contradições sucessivas em diversas manifestações de conduta, condição pouco desejável para quem necessita escolher e abraçar uma carreira profissional. E importante notarmos que as decisões mais importantes da vida: escolha profissional, ideologia política, religião, parceiros afetivo-sexuais, etc., tenham que ser tomadas numa época tão conturbada."

(Trecho do artigo "Universitário, um Adolescente?",

do psiquiatra T.D. de Andrade, publicado em SABOR/SABER, ano 1, $n^9$ 2, pág. 16).

"No seu início, a própria universidade nasce pressupondo um saber revelado, cujo mistério deveria ser transmitido em bloco. Mas hoje em dia a escola se propõe desde logo a ensinar a pratica da ciência, treinar para a descoberta.

(...)

Poucos estudantes universitários pretendem ser pesquisadores, a maioria procura um oficio."(...) A universidade contemporânea não é um templo de saber, mas uma espécie de supermercado onde as classes médias e aqueles que nela pretendem entrar, lutam por um título que lhes garanta o monopólio duma profissão (...). É inevitável que sua estrutura seja adequada a essa condição, diferenciando cursos e diplomas (...)."

(J.A. Gianotti, A Universidade em Ritmo de Barbárie, são Paulo, Brasiliense, 1986, pags. 33 e 37).

Numa pesquisa eleitoral, o Sr. X, candidato a governador de um estado, obteve $21\%$ dos votos. A mesma pesquisa mostrou que a porcentagem de eleitores indecisos é de $33\%$, mas entre esses indecisos, $80\%$ não votam no Sr. X de jeito nenhum. Se o número total de eleitores é de $10 000 000$, qual o número máximo de votos que o Sr. X poderia obter na eleição, de acordo com tal pesquisa?

Uma indústria produz aparelhos de rádio e aparelhos de televisão. O preço de venda dos rádios é de $150$ reais e dos televisores, $5 000$ reais. Além disso, o custo de fabricação de cada aparelho de rádio é de $130$ reais, e de cada televisor, de $3 000$ reais. Sabendo que no mês de setembro último, a produção de rádios e de televisores proporcionou uma despesa total de $1 200 000$ reais, e um lucro líquido de $600 000$ reais, quantos aparelhos de cada tipo foram produzidos nesse mês?

Sabe-se que:

  1. I) A corrente elétrica que atravessa um fio condutor é inversamente proporcional a resistência elétrica do fio;

  2. II) A resistência elétrica de um fio condutor é inversamente proporcional à área de sua secção reta.

Baseado nessas informações, resolva os itens abaixo.

  1. a) Como a corrente de um fio condutor está relacionada com a área da secção reta do fio?

  2. b) Se a corrente que atravessa um fio de $1\ \text{mm}$ de raio é $5\ \text{A}$, qual será a corrente que atravessa um fio do mesmo material, de mesmo comprimento e raio igual a $2\ \text{mm}$, submetido a mesma diferença de potencial?

Nitrogênio $\left(\text{N}_2\right)$, oxigênio $\left(\text{O}_2\right)$, argônio $\left(\text{Ar}\right)$, dióxido de carbono $\left(\text{CO}_2\right)$ e vapor d‘água são os principais componentes do ar. Quando ar é borbulhado em uma solução de hidróxido de cálcio, $\text{Ca}{\left(\text{OH}\right)}_2$, forma-se um precipitado branco de carbonato de cálcio.

  1. a) A qual desses componentes do ar deve-se essa reação? Escreva a equação química correspondente.

  2. b) Quais íons estão presentes no precipitado branco?

Carregando...