UNESP 2011 Química - Questões
Abrir Opções Avançadas
O pentano, $C_5H_{12}$, é um dos constituintes do combustível utilizado em motores de combustão interna. Sua síntese, a partir do carbono grafite, é dada pela equação:
$$5\ C_{\left(grafite\right)}\ +\ 6\ {H_2}_{\left(g\right)}\to \ C_5{H_{12}}_{\left(g\right)}$$
Determine a entalpia ($\Delta H$) da reação de síntese do pentano a partir das seguintes informações:
$$C_5{H_{12}}_{\left(g\right)}\ +\ 8\ {O_2}_{\left(g\right)}\ \to \ 5\ C{O_2}_{\left(g\right)}\ +\ 6\ H_2O_{\left(l\right)}\ \ \mathit{\Delta}H\ =\ -\ 3537\ kJ$$
$$C_{\left(grafite\right)}+\ {O_2}_{\left(g\right)}\ \to \ C{O_2}_{\left(g\right)}\ \ \mathit{\Delta}H\ =\ -\ 394\ kJ$$
$${H_2}_{\left(g\right)}+\dfrac{1}{2}\ {O_2}_{\left(g\right)}\ \to \ H_2O_{\left(l\right)}\ \ \mathit{\Delta}H\ =\ -\ 286\ kJ$$
O ácido benzoico e seus derivados são largamente utilizados na conservação de alimentos. Destinam-se a inibir o crescimento de fungos e leveduras, sendo também eficientes contra uma grande gama de bactérias. Considere uma formulação comercial de ácido benzoico $(C_6H_5CO_2H)$ em água, de concentração molar 0,01M, 7% ionizada.
Escreva a equação de ionização do ácido benzoico em água e a expressão da constante de equilíbrio ($Ka$) desse ácido. Qual a concentração de $H^+$ no equilíbrio?
Soluções são misturas homogêneas de duas ou mais substâncias. A água é um solvente muito eficaz para solubilizar compostos iônicos. Quando um composto iônico se dissolve em água, a solução resultante é composta de íons dispersos pela solução.
Distribuição esquemática de íons de um sal dissolvido em água
O composto que representa melhor a solução esquematizada na figura é:
Em 2011 comemoramos o Ano Internacional da Química (AIQ). Com o tema “Química: nossa vida, nosso futuro”, o AIQ-2011 tem como objetivos aumentar o conhecimento do público sobre a química, despertar o interesse entre os jovens e realçar as contribuições das mulheres para a ciência. Daí a justa homenagem à cientista polonesa Marie Curie (1867-1934), que há 100 anos conquistava o Prêmio Nobel da Química com a descoberta dos elementos polônio e rádio. O polônio resulta do decaimento radiativo do bismuto, quando este núcleo emite uma partícula $\beta$; em seguida, o polônio emite uma partícula $\alpha$, resultando em um núcleo de chumbo, como mostra a reação.
$$\ ^{210}_{83} Bi\ \stackrel{\ \ \beta \ \ }{\longrightarrow}\ ^x_y\ Po\ \stackrel{\alpha }{\longrightarrow}\ ^M_{82}{Pb}$$
O número atômico X, o número de massa Y e o número de massa M, respectivamente, são:
Diariamente podemos observar que reações químicas e fenômenos físicos implicam em variações de energia. Analise cada um dos seguintes processos, sob pressão atmosférica.
I. A combustão completa do metano $(CH_4)$ produzindo $CO_2$ e $H_2O$.
II. O derretimento de um iceberg.
III. O impacto de um tijolo no solo ao cair de uma altura h.
Em relação aos processos analisados, pode-se afirmar que:
Carregando...