UNESP 2009 Química - Questões
Abrir Opções Avançadas
Os oceanos funcionam como uma esponja que absorve o $CO_2$ emitido em excesso na atmosfera. A absorção do $CO_2$ reduz o pH da água dos oceanos, tornando-a mais ácida. A principal alteração no ecossistema provocada por essa acidificação envolve a remoção do carbonato de cálcio das conchas e de certos animais marinhos. Explique a diminuição do pH da água pela absorção do $CO_2$, a consequente remoção do carbonato de cálcio das conchas e escreva as equações químicas para as reações envolvidas em cada um desses dois processos.
Uma maneira de obter imagens de órgãos do corpo humano é por meio da injeção endovenosa de compostos químicos contendo tecnécio-99, um emissor de radiação gama. Dependendo da carga do composto de tecnécio, ele tem acesso a diferentes órgãos e se acumula onde houver maior atividade metabólica. Os compostos contendo tecnécio-99, por sua vez, são obtidos a partir de compostos de molibdênio-99, um emissor ${\beta }^-$.
Dados os números atômicos para o Mo = 42 e para o Tc = 43, escreva a equação nuclear para a formação de tecnécio-99 a partir de molibdênio-99.
Suspensões de sulfato de bário, devido à propriedade de serem opacas aos raios X, podem ser utilizadas como contraste em exames radiológicos, nos quais os pacientes ingerem uma dose constituída por $200\ \text{mL}$ dessa suspensão. Os íons $Ba^{2+}$ são tóxicos e a absorção de $10^{-2}\ \text{mol}$ desse íon pode ser fatal para um ser humano adulto. Calcule a quantidade de íons $Ba^{2+}$ inicialmente dissolvida na suspensão e, considerando que todo o material em solução seja absorvido pelo organismo, verifique se o paciente corre o risco de morrer devido à intoxicação por esse cátion. Justifique sua resposta.
Dado: Constante do produto de solubilidade do $\text{BaSO}_4 = 1 \times 10^{-10}$.
Com a entrada em vigor, em 2008, da Lei Seca no Brasil, a quantidade de álcool ingerido passou a ser medida pela polícia por meio da determinação do teor de álcool presente no ar exalado pelo motorista investigado. A determinação do teor alcoólico é feita por meio do etilômetro, que consiste numa célula eletroquímica que gera corrente elétrica quando álcool etílico está presente no ar exalado, devido à ocorrência da reação global representada a seguir:
$$2\text{CH}_3\text{CH}_2\text{OH}_{(g)} + \text{O}_{2(g)}\ \to \ 2\text{CH}_3\text{CHO}_{(g)} + 2\text{H}_2\text{O}_{(l)}$$
Durante o teste, o motorista investigado sopra através de um tubo para o interior do aparelho, no qual há dois eletrodos de platina separados por eletrólito, que permite a passagem dos íons $H^+$. Se houver álcool presente no ar exalado pelo motorista, no primeiro eletrodo de platina ocorre a semi-reação na qual o etanol é convertido em etanal, com a liberação de íons $H^+$ e elétrons. Os elétrons liberados passam pelo circuito elétrico externo, gerando uma corrente proporcional à quantidade de álcool contido no ar exalado. Os íons $H^+$, por sua vez, atravessam o eletrólito e, no outro eletrodo de platina, reagem com o $O_2$ e com os elétrons que passaram pelo circuito externo, formando água. Com base nessas informações sobre o etilômetro, escreva e identifique as equações químicas que correspondem às semirreações de oxidação e de redução que ocorrem nesse processo.
O pirrol é uma amina secundária que apresenta uma cadeia classificada como fechada, não-ramificada, insaturada e heterogênea. A polimerização do pirrol conduz à formação do polipirrol, um polímero condutor cujas fibras são usadas na produção de tecidos para camuflagem contra radares, pois absorvem micro-ondas. A análise elementar do pirrol resulta na seguinte composição percentual em massa: carbono = 71,6%; nitrogênio = 20,9% e hidrogênio = 7,5%. Dadas as massas molares, em g/mol, para o $C = 12$; o $N = 14$ e o $H = 1$, e sabendo-se que a massa molar do pirrol é de $67\ g/mol$, escreva as fórmulas molecular e estrutural do pirrol.
Carregando...