UNESP 2006 História - Questões
Abrir Opções Avançadas
Quando Anu, o Sublime, Rei dos Deuses, com Enlil, o Senhor do Céu e da Terra, o Mestre do Destino do País, atribuíram a Marduk, o primogênito de Enki, poder sobre todos os povos, fazendo-o prevalecer sobre todos os outros Deuses, quando pronunciaram meu nome, Hamurabi, príncipe devoto, adorador dos Deuses, para que eu fizesse reluzir a ordem no país, aniquilasse os malfeitores e malvados, proibisse os poderosos de oprimir os fracos e, alçando-me como o Sol sobre os homens, iluminasse todo o país (...).
(Código de Hamurabi.)
Escrito por volta de 1750 a.C., esquecido durante mais de 3 mil anos e encontrado em 1902, o Código de Hamurabi, hoje no Museu do Louvre, é uma estela de pedra dura, mais ou menos cilíndrica, de 2,25 m de altura por 1,80 m de circunferência média.
(Jean Bottero, História Viva, ano III, nº 29.)
A) A partir do primeiro texto, relacione poder e religião na sociedade babilónica.
B) Justifique, historicamente, a presença do Código de Hamurabi no Museu do Louvre, em Paris, França.
As novas migrações e invasões dos séculos IX e X acabaram esfacelando a frágil autoridade dos Reis e contribuindo para acelerar o fortalecimento do poder local (...). Partindo da Península Ibérica e do Norte da África os muçulmanos ocuparam as Ilhas Baleares, a Córsega e a Sicília, de onde incrementaram as incursões de pilhagem às regiões do Sul da Europa; além de provocarem devastações materiais e acentuarem a insegurança geral, contribuíram para paralisar o comércio urbano (...). Os normandos, por sua vez, abateram-se sobre as regiões setentrionais: em velozes embarcações saqueavam as terras litorâneas e, com o tempo, adentravam pelos cursos fluviais, levando à destruição, ao pânico e à morte as regiões do interior, chegando mesmo a ocupar vastas faixas territoriais, como a Normandia. Por terra, vindos da Ásia Central e da Europa Oriental, os magiares ou húngaros, velozes e belicosos cavaleiros, desfecharam expedições de pilhagem por regiões da Europa Ocidental.
(Rubim Santos Leão Aquino et alli, Historia das sociedades. Das comunidades primitivas às sociedades medievais.)
A) Identifique no texto um efeito político e um efeito econômico decorrente das migrações e invasões dos séculos IX e X na Europa Ocidental.
B) A partir do século XI, verificou-se um crescimento populacional na Europa Ocidental. Indique dois fatores que explicam esse fenômeno.
Os Lords espirituais e temporais e os Comuns, hoje (22 de Janeiro de 1689) reunidos (...) constituindo em conjunto a representação plena e livre da nação (...) declaram (...) para assegurar os seus antigos direitos e liberdades:
1. Que o pretenso direito da autoridade real de suspender as leis ou a sua execução (...) é ilegal;
2. Que o pretenso direito da autoridade real de dispensar das leis ou a sua execução (...) é ilegal; (...)
4. Que qualquer levantamento de dinheiro para a Coroa ou para seu uso (...) sem consentimento do Parlamento (...) é ilegal; (...)
6. Que o recrutamento e a manutenção de um exército no reino, em tempo de paz, sem o consentimento do Parlamento, é ilegal; (...)
(A Declaração dos Direitos. Apud F R. Dareste e P. Dareste, As constituições modernas.)
A) Identifique o contexto em que esse documento foi escrito.
B) A Declaração dos Direitos estabelece qual relação de poder entre o rei e o Parlamento inglês?
Leia a letra do samba enredo da Escola de Samba Vila Isabel, relativa ao Carnaval de 2006, Soy loco por ti, América — A Vila canta a latinidade, composto por André Diniz, Serginho 20, Carlinhos do Peixe e Carlinhos Petisco.
Sangue "caliente" corre na veia
É noite no Império do Sol
A Vila Isabel semeia
Sua poesia em "portunhol"
E vai... buscar num vôo à imensidão
Dourados frutos da ambição
Tropical por natureza
Fez brotar a miscigenação
"Soy loco por ti, América"
Louco por teus sabores
Fartura que impera, mestiça Mãe Terra
Da integração das cores
Nas densas "florestas de cultura"
Do "sombrero" ao chimarrão
Sendo firme sem perder "la ternura"
E o amor por este chão
Em límpidas águas, a clareza
Liberdade a construir
Apagando fronteiras, desenhando
Igualdade por aqui "Arriba", Vila!!!
Forte e unida
Feito o sonho do Libertador
A essência latina é a luz de Bolívar
Que brilha num mosaico multicor
Para bailar "La Bamba", cair no samba
Latino-americano som
No compasso da felicidade
"Irá pulsar mi corazón"
A) Retire um fragmento da letra do samba que revele o projeto acalentado por Simón Bolívar para a América.
B) No verso Sendo firme sem perder "la ternura", o compositor faz referência a qual liderança latino-americana? Qual era o seu projeto?
"Boa noite, boa sorte" é ambientado nos Estados Unidos dos anos 50, durante os primeiros dias de transmissões jornalísticas. O filme conta os conflitos reais entre o repórter televisivo Edward R. Murrow (...) e o Senador Joseph McCarthy, que resultou numa das mais importantes viradas políticas da história americana. Desejando esclarecer os fatos ao público, Murrow e sua dedicada equipe — liderada por seu produtor Fred Friendly (...) e por Joe Wershba (...) na sala de imprensa da rede CBS — desafiam seus patrocinadores e a própria emissora para examinar as mentiras e as amedrontadoras táticas perpetradas pelo Senador (...)
(www.netcinema.com.br, acessado em 10.04.2006.)
A) O filme Boa noite, boa sorte trata de um aspecto do chamado macarthismo. O que foi o macarthismo?
B) Os anos 1950 foram marcados pela experiência da Guerra Fria. Apresente as origens desse evento.
Carregando...