UFRGS 1999 Física - Questões
Abrir Opções Avançadas
Uma partícula movimenta-se inicialmente com energia cinética de $250\ \text{J.}$ Durante algum tempo, atua sobre ela uma força resultante com o módulo de $50\ \text{N}$, cuja orientação é, a cada instante, perpendicular à velocidade linear da partícula; nessa situação, a partícula percorre uma trajetória com comprimento de $3\ \text{m.}$ Depois, atua sobre a partícula uma força resultante em sentido contrário à sua velocidade linear, realizando um trabalho de $-100\ \text{J}.$ Qual é a energia cinética final da partícula?
Dois cubos, A e B, maciços e homogêneos, são feitos de um mesmo metal e têm arestas que medem, respectivamente, $1\ \text{cm}$ e $2\ \text{cm}$.
Selecione a alternativa que preenche corretamente as lacunas do parágrafo abaixo.
Nas mesmas condições de temperatura e pressão, os dois cubos têm valores ________ de calor específico, têm valores ________ de calor latente de fusão e, quando colocados na ordem A B, ficam em ordem ________ de capacidade térmica.
Considere as afirmações abaixo, referentes a processos de transformação de estado de gases ideais.
I. Em uma expansão adiabática, para cada unidade de trabalho realizado pelo sistema, a energia interna do sistema diminui de duas unidades.
II. Em uma expansão isotérmica, a quantidade de calor recebida pelo sistema é o dobro do trabalho realizado pelo sistema.
III. Em uma transformação isovolumétrica, o aumento na energia interna do sistema é igual à quantidade de calor recebida pelo sistema.
Quais estão corretas?
Um jornal noticia que um inventor excêntrico e desconhecido está anunciando um motor térmico que opera segundo um novo ciclo, no qual a totalidade do calor extraído de uma fonte de calor é transformada em trabalho. O jornal também informa que a comunidade científica recebeu com ceticismo essa notícia, uma vez que a existência de tal mecanismo violaria uma lei física bem estabelecida.
Que lei estaria sendo frontalmente violada, caso o motor anunciado funcionasse de fato com o desempenho divulgado?
A lei física está sendo frontalmente violada, caso o motor anunciado funcionasse de fato com o desempenho divulgado?
No modelo de Bohr para o átomo de hidrogênio, o elétron só pode ocupar órbitas circulares cujos raios são dados por $r_n = n\cdot a_0$, onde $n$ é um número inteiro (número quântico principal) e $a_0$ é o raio da órbita mais próxima do núcleo (raio de Bohr).
Quando ocupa a órbita caracterizada por $n = 1$, o elétron sofre uma força elétrica de módulo $F_1$, devida ao núcleo, e sua energia potencial elétrica é $U_1$ (considerando-se o zero da energia potencial do infinito). Se o elétron ocupar a órbita caracterizada por $n = 3$, o módulo da força elétrica e a energia potencial elétrica serão, respectivamente
Carregando...