UFPR 2013 Sociologia - Questões
Abrir Opções Avançadas
O Brasil sediou neste ano a Rio+20, Conferência das Nações Unidas que tratou de problemas ambientais que ameaçam toda a humanidade, tais como sustentabilidade, mudanças climáticas e recursos naturais. Um dos problemas que preocupam as nações do mundo diz respeito à disponibilidade de recursos hídricos. Nesse ponto, o Brasil é favorecido pela natureza, detendo 13% das reservas de água do Planeta. O que significa, política e sociologicamente, deter esse recurso nessa proporção?
Para Delfim Netto, "o processo civilizatório brasileiro fez com que a empregada doméstica virasse manicure, a manicure fosse para o call center, a moça do call center fosse para o supermercado e a caixa do supermercado passasse a trabalhar na loja de departamentos” .
(CartaCapital, 3/10/2012, p. 36).
O trecho acima se refere a um aspecto importante do mundo do trabalho. Explique qual é esse aspecto, situando-o no contexto do mercado de trabalho no Brasil.
Nas abordagens sobre o homem como objeto da Antropologia, é necessário compreender as relações fundamentais entre cultura e biologia. Com base em Laraia (LARAIA, R. de B. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2008), explique, usando exemplos, como a cultura pode interferir no plano biológico.
Tomando como referência o livro Os clássicos da política (WEFFORT, F. (org.). vol. 1. São Paulo: Ática, 2006), explique as diferenças entre Thomas Hobbes e John Locke quanto ao modo como compreendem o estado de natureza e o contrato social.
O uso das redes sociais (como o Facebook e o Twitter) na Primavera Árabe foi fundamental na organização dos protestos que levaram à queda dos ditadores na Tunísia e no Egito em 2011. Com base na experiência da Primavera Árabe, explique o significado do uso da internet e das redes sociais na participação social e no desenvolvimento da cidadania nas sociedades contemporâneas.
Carregando...