UERJ 2017 Geografia - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

Filtrar por resolução:

DA EUFORIA À IRRELEVÂNCIA

A sigla BRIC - acrônimo para Brasil, Rússia, Índia e China - foi criada em 2001 pelo economista Jim O’Neil, num relatório que mostrava aos clientes do Banco Goldman Sachs o grande potencial econômico de tais países. Dois anos depois, o banco aprofundou a projeção em outro relatório, que sugeria que, em 50 anos, as economias dos BRIC seriam maiores do que a dos seis países mais ricos do mundo.

Daí até a construção de uma narrativa sobre o limiar de uma nova ordem geopolítica internacional foi um passo. Em 2010, a África do Sul foi admitida ao clube, e a sigla sofreu uma adição, tornando-se BRICS. Os números dos BRICS, de fato, impressionam.

No entanto, é preciso indagar se um grupo tão heterogêneo de países - e com interesses tão diversos - é capaz de formar um bloco coeso, com condições e com o propósito de se contrapor à hegemonia econômica americana.

(CLÁUDIO CAMARGO. Adaptado de Mundo Pangea, outubro/2015.)

Apresente duas características econômicas comuns aos BRICS que justifiquem as expectativas acerca desses países no início do século XXI. Em seguida, considerando a heterogeneidade do bloco, aponte duas diferenças entre seus integrantes, uma econômica e outra política.

SATÉLITES ITALIANOS VÃO MONITORAR DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA


Os quatro satélites do projeto italiano Cosmo-SkyMed monitorarão uma área de um milhão de quilômetros quadrados da Floresta Amazônica e, em particular, o desmatamento no Brasil. O contrato, válido para 2016 e renovável por mais um ano, permitirá fornecer um quadro completo da situação, considerando a dificuldade do monitoramento contínuo de uma área onde o céu é constantemente coberto por nuvens. Graças aos radares que estão nos satélites, trabalhando dia e noite, será possível captar as imagens e os dados em qualquer condição meteorológica.

(Adaptado de ultimosegundo.ig.com.br, 12/04/2016.)

Cite duas ações humanas que provocam o desmatamento e duas consequências socioambientais desse processo em áreas florestais.

UNIÃO EUROPEIA DUPLICA RECURSOS DE AJUDA EMERGENCIAL PARA REFUGIADOS NA GRÉCIA

A União Europeia anunciou que duplicará a ajuda de emergência para os refugiados na Grécia. O objetivo é melhorar as condições de vida das pessoas que estão paradas no país há meses enquanto tentam chegar aos países mais ricos da Europa, na fuga de seus países de origem. Cerca de 115 milhões de euros em ajuda de emergência estão sendo enviados pelo bloco, além dos 83 milhões de euros do início deste ano.

O dinheiro será canalizado através de organizações humanitárias para melhorar os abrigos de moradia e o acesso das crianças refugiadas à educação.

(Adaptado de oglobo.globo.com, 11/09/2016.)

O conceito de refugiado foi elaborado em 1951 em uma convenção da ONU. São consideradas refugiadas todas as pessoas que se encontram fora de seu país de origem e que não podem ou não querem regressar a ele por causa de fundados temores de perseguição.

Aponte dois motivos de perseguição às pessoas que se tornam refugiadas. Indique, ainda, duas consequências demográficas para as áreas de origem desses refugiados.

RELIGIÕES DO MUNDO

Adaptado de lahistoriaconmapas.com.

O cartograma acima foi elaborado com a técnica da anamorfose, de modo que o tamanho do quadrilátero que representa cada país é proporcional ao tamanho de sua população. As cores, por sua vez, indicam a religião majoritariamente seguida pelos fiéis de cada país.

Analisando o cartograma apresentado, observa-se a menor dispersão espacial de fiéis, pelos diferentes países, na seguinte religião:


A ROTA ATÉ OS JIHADISTAS

Componentes produzidos por 51 empresas caem em poder do Estado Islâmico

Mais de 50 empresas de 20 países, entre elas uma brasileira, foram identificadas na cadeia de suprimentos dos dispositivos explosivos improvisados usados pelo Estado Islâmico em centenas de atentados terroristas. Além de mercadorias controladas, itens tão simples quanto ligas de alumínio, celulares ou fertilizantes, que podem parecer inofensivos à primeira vista, estariam na lista dos mais de 700 componentes encontrados em um levantamento realizado ao longo de 20 meses pelo Instituto de Pesquisa de Conflito Armado.

VIVIAN OSWALD

(Adaptado de O Globo, 26/02/2016.)

A estratégia de ação do Estado Islâmico mencionada na reportagem apresenta semelhança com a seguinte prática das corporações empresariais contemporâneas:


Carregando...