UERJ 2004 Geografia - Questões
Abrir Opções Avançadas
Considere as seguintes afirmações sobre a geografia do mundo contemporâneo:
I. É usual a interpretação do mundo que o divide em dois grandes blocos: um composto pelos países desenvolvidos, centrais ou do Norte, e outro pelos países subdesenvolvidos, periféricos ou do Sul.
II. O intercâmbio internacional de bens, capitais e serviços vem contribuindo para a manutenção das desigualdades socioeconômicas entre os países.
Apresente um argumento que:
a) Questione a afirmação I;
b) Comprove a afirmação II.
SEIS MILHÕES DE COMBINAÇÕES
A empresa sueca Scania, uma das líderes na venda de caminhões pesados no Brasil, foi buscar inspiração no Lego, o brinquedo de montar, para criar um sistema modular de fabricação de veículos. Juntando as diferentes peças, a Scania pode fazer 6 milhões de combinações. Com o objetivo de tornar a operação viável do ponto de vista comercial, a montadora reduziu o número de alternativas no catálogo, mas manteve a quantidade de opções em cerca de 100 modelos de caminhão.
(Veja, 28/05/2003)
Identifique:
a) O tipo de modelo produtivo relacionado à estratégia descrita e uma característica do perfil da mão de obra a ele associada;
b) Duas consequências do sistema adotado pela Scania para a organização das suas filiais no mundo.
Especialmente a partir da década de 50, o Brasil apresenta um significativo ritmo de crescimento industrial e populacional. Entre as consequências desse crescimento, se verifica o aumento do volume de lixo produzido e sua deposição em aterros sanitários nas periferias das cidades. O acúmulo de lixo em locais inadequados traz uma série de problemas de cunho ambiental e social.
Em relação a esse acúmulo, identifique:
A) dois problemas de ordem ambiental;
B) dois exemplos de soluções adequadas para a destinação final do lixo.
O PORTO, AS AVENIDAS, OS CÃES...
TUDO ISSO AINDA PARECE UM SONHO!
Os primeiros navios que visitaram as águas da Guanabara, as caravelas de Martim Affonso de Souza e de Pero Góes, as náos de Villegaignon, as galés de Mem de Sá, - paravam no meio da bahia, como ainda hoje (...). O Rio de Janeiro ficou, durante quatro séculos, sem porto. (...)
É por isso que, a todos nós, ainda nos parece um sonho essa construcção de porto.
(O Malho, 13/06/1903. In: BRENNA, G. R. Del (org.) O Rio de Janeiro de Pereira Passos. Rio de Janeiro: Index, 1985.)
ALÔ, GUGGENHEIM
Há décadas, a região do Cais do Porto, situada numa zona oposta à ebulição imobiliária, foi abandonada, o que causou um envelhecimento de galpões e edifícios comerciais e históricos e a apropriação de logradouros públicos para o estacionamento cativo. Somem-se a isso graves conflitos fundiários, as influências negativas de bairros vizinhos que entraram em decadência a partir de um zoneamento de exclusivo uso comercial. Esta medida promoveu o êxodo dos residentes, descaracterizando e desvalorizando as áreas centrais da cidade.
(CASÉ, Paulo. O Globo, 11/02/2003.)
Considerado na época de sua construção como um dos melhores símbolos da modernização e saneamento da capital nacional, o porto do Rio de Janeiro tornou-se obsoleto antes de completar um século de existência, condenando a área da cidade onde ele se encontra à decadência urbana. A expectativa quanto aos terminais marítimos no Estado, hoje, concentra-se cada vez mais no porto de Sepetiba, situado no município de Itaguaí.
a) Apresente uma explicação para o declínio do porto do Rio de Janeiro e outra para a ascensão do porto de Sepetiba.
b) Cite dois exemplos de novas atividades que podem contribuir para a "revitalização" da zona portuária carioca.
Você chegou ao fim das questões encontradas