UEL 2002 História - Questões
Abrir Opções Avançadas
Muito se tem falado sobre a origem do islamismo. Os contatos entre o mundo muçulmano e o Ocidente marcaram profundamente a história de ambos, seja pelos conflitos, tão constantes no percurso da humanidade, seja pelos intercâmbios culturais, tão necessários ao desenvolvimento de todos. Sobre a cultura islâmica durante o período medieval, é correto afirmar:
“A todos os que partirem e morrerem no caminho, em terra ou mar, ou que perderem a vida combatendo os pagãos, será concedida a remissão dos pecados.” Essas palavras, proferidas pelo papa Urbano II, em 1095, fizeram parte do discurso que chamava os guerreiros cristãos para o combate, inaugurando o movimento das Cruzadas. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
“(...) Os índios, arrancados à força das comunidades de todo o Peru, passam o domingo nos currais, dançando ao redor de tambores e bebendo a chicha até rodar pelo chão. Ao amanhecer da segunda-feira são arrastados morro adentro e mascando coca perseguem, a golpes de picareta, as veias de prata, serpentes alviverdes que aparecem e fogem pelas tripas deste ventre imenso, nenhuma luz, ar nenhum. Ali trabalham os índios a semana inteira, prisioneiros, respirando pó que mata os pulmões e mascando a coca que engana a fome e disfarça o esgotamento, sem saber quando anoitece nem quando amanhece, até que no fim do sábado soa o toque de oração e saída. Avançam então, abrindo caminho com velas acesas, e emergem domingo ao amanhecer, que são assim fundas as covas e os infinitos túneis e galerias. (...)”
(GALEANO, Eduardo. Memória do Fogo (I). Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p. 254-255.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema da mineração na América Colonial Hispânica, considere as seguintes afirmativas:
I. Ao longo dos primeiros duzentos anos de dominação colonial, os espanhóis desenvolveram um setor mineiro que permitiu a manutenção da economia metropolitana e a posição espanhola em meio às demais nações da Europa ocidental.
II. Os metais americanos inundaram a Espanha e favoreceram o desenvolvimento da produção, permitindo a independência espanhola em artigos manufaturados, que eram repassados ao Novo Mundo.
III. A escravidão africana foi introduzida como meio de fazer render ao máximo as minas de Potosí (Alto Peru, atual Bolívia), posto que os índios recrutados nessa região, através da mita, eram poucos e não se adaptaram ao trabalho.
IV. As condições de trabalho dos índios nas minas de Potosí eram insanas, o que acarretava doenças como a pneumonia .
Assinale a alternativa correta.
Leia o texto a seguir.
"A luta pela independência na América espanhola implicou uma passagem de todo o poder político àqueles que já possuíam a maior parte do poder econômico. Mesmo que no curso das guerras pela independência muitos aventureiros surgidos no seio popular se hajam transformado em chefes militares afortunados e tenham ficado com parte do poder político que os latifundiários, donos de minas e grandes mercadores exigiam para si, isso não altera muito o quadro. De qualquer modo o comércio foi liberado, a aristocracia criolla - que cheirava a esterco, como dizia Sarmiento na Argentina - veio a ocupar o vértice da pirâmide política e a riqueza expropriada aos trabalhadores nativos não perdeu mais a parte tributada à Espanha."
POMER, Leon. As independências na América Latina. São Paulo: Brasiliense, 1981. p.12-13
É correto afirmar que a luta pela independência da América espanhola caracterizou-se:
O Marquês de Pombal, na Carta Secretíssima ao governador-geral Gomes Freire de Andrada, expôs suas ambições e intenções de realizar reformas no governo do Brasil (1750-1777): “Como o poder e riqueza de todos os países consistem principalmente no número e na multiplicação das pessoas que habitam, esse número e multiplicação de pessoas é mais indispensável agora nas fronteiras do Brasil, para suas defesas.” Como não era “humanamente possível” obter essa quantidade de pessoas necessárias do reino ou das ilhas adjacentes (Açores e Madeira) sem converter essas regiões “completamente em desertos”, era essencial abolir “todas as diferenças entre índios e portugueses”, visando atrair os índios das missões uruguaias e encorajar o casamento deles com europeus”. A Carta instruía o governador para que mantivesse o controle da Colônia até as missões serem evacuadas e estarem dentro de terras portuguesas.
(Carta Secretíssima de Pombal a Gomes Freire de Andrada (...), Lisboa, 21 set. 1751. Apud. MAXWELL, Kenneth. Marquês de Pombal: paradoxo do iluminismo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. p. 53.)
Sobre o tema, considere as seguintes afirmativas:
I) As instruções contidas na Carta significaram, na prática, a supressão do domínio religioso jesuítico sobre a fronteira e o fim da proteção dos índios pelos jesuítas.
II) A carta atribui às missões a responsabilidade pela dizimação e fuga dos indígenas, que transformaram as fronteiras ao sul com a América espanhola em verdadeiros desertos populacionais.
III) Ao abolir “todas as diferenças entre índios e portugueses”, Pombal recomenda a miscigenação como mecanismo para estender o povoamento e o domínio português aos territórios de fronteira sob domínio espanhol.
IV) No governo de Pombal, o grande complexo de missões jesuíticas portuguesas e espanholas contribuiu para assegurar o futuro da América Portuguesa, por intermédio da imigração européia em larga escala.
Assinale a alternativa correta.
Carregando...