PUC-SP 2010 Geografia - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

Filtrar por resolução:

Leia com atenção um trecho de entrevista:

"Pergunta: Em sua avaliação, quais são os principais desafios para a produção brasileira de energia limpa aliada à preservação ambiental?

Resposta (André Nassar) - Há perdas e danos para todos, mas creio que é possível se dizer que na Amazônia não se desmata mais. Por quê? Porque se emite muito CO e provocam-se muitas mudanças climáticas. É possível também pensar em uma expansão mais racional da agricultura no Cerrado. Esta expansão deve estar baseada em um zoneamento agroecológico, não só em um zoneamento agrícola [$\dots$] Eu acho que dá para aumentar a produção de fontes de energia limpa sem desmatar a Amazônia e racionalizando a expansão no Cerrado."

GLOBO RURAL. Dá para aumentar a produção sem desmatar a Amazônia. Editora Globo: São Paulo, n$^\circ \ 294$, abr. $2010$. p. $61-62$

O etanol é considerado uma energia limpa. Tendo como referência a opinião do entrevistado, pode-se dizer que


Observe o mapa para responder às questões

O mapa mostra-nos uma Geografia da produção hidrelétrica no mundo, que, do ponto de vista natural, justifica-se, pois


Observe o mapa para responder às questões

A hidreletricidade poderia ser afirmada como uma forma plena de energia sustentável (renovável e não poluente), se não fosse alvo de várias polêmicas quanto aos seus impactos. Considere as razões das polêmicas, observe o mapa e leia com atenção as afirmações que seguem:

I - Em países ainda com grande estoque de florestas, a construção de barragens pode provocar destruição de ecossistemas circundantes e importantes.

II – Em países muito povoados, a construção de barragens para estocar água para grandes usinas hidrelétricas chegou a deslocar de uma vez mais de $1$ milhão de pessoas, gerando uma grande perturbação social.

III – As modificações ambientais e sociais em razão da construção de barragens são irrelevantes em escala mundial, considerando onde elas estão instaladas, pois predominam áreas onde a vegetação já foi removida e áreas de baixo povoamento.

Agora escolha a alternativa que assinala as afirmações corretas:


Leia:

“A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET do município de São Paulo) monitora cerca de $800$ quilômetros dos mais de $17$ mil quilômetros de ruas de São Paulo. Em junho do ano passado, às $19$ horas, $293 \ km$ desse total de $800 \ km$ estavam congestionados. Segundo uma pesquisa da Fundação Dom Cabral, São Paulo perde R$ 34 bilhões por ano com engarrafamentos – mais que o orçamento da cidade em $2010$, que é de R$ $27$ bilhões [$\dots$] A pesquisa leva em conta as perdas com combustível, acidente e o tempo desperdiçado no trânsito.”

GALILEU. $6$ ideias para as cidades brasileiras. Editora Globo: São Paulo, n$^\circ 226$, mai. $2010$. p. $65-66$

O texto não deixa dúvidas sobre a gravidade do problema dos congestionamentos. A este respeito é correto afirmar que


“Gargalos institucionais (como leis defasadas e sobrecarga tributária) e de infraestrutura (logística e tecnologia) ainda travam a competitividade brasileira no cenário internacional. A $8^a$ economia do mundo ocupa apenas o $38^\circ$ lugar num [de competitividade] de $58$ países feito pela faculdade suíça Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Administração em parceria no Brasil com a Fundação Dom Cabral (FDC).”

GARGALOS travam competitividade brasileira. Folha de S. Paulo, São Paulo, $20$ mai. $2010$, p. B$1$

Considerando as falhas infraestruturais que atrapalham a competitividade econômica do Brasil pode ser dito que


Carregando...