PUC-SP 2004 - Questões

Filtro de Questões
Selecione uma disciplina antes de escolher o assunto

Abrir Opções Avançadas

Filtrar por resolução:

Numa matéria sobre a $5^a$ Bienal Internacional de Arquitetura e Design de São Paulo via-se a seguinte manchete (referente a São Paulo e outras grandes metrópoles): “Projetos tentam criar oásis na cidade” e a seguir o subtítulo “Soluções expostas $\dots$ buscam conviver bem com a metrópole”. Ainda na mesma edição, uma outra manchete referente a São Paulo também chamava a atenção: “ ‘Ilha branca’ revela exclusão de negros”.

( , p. $1$ do suplemento Construção e Decoração e p. C1 da Folha Cotidiano de $21/09/2003$)

Considerando os títulos do jornal é incorreto afirmar que


Na Rodada Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC), realizada em Cancún (México) no ano de $2003$, o Brasil e mais $19$ países em desenvolvimento protagonizaram um movimento contra a política de subsídios agrícolas, desenvolvida pelos países europeus e pelos EUA, que beneficia os agricultores desses países desenvolvidos. A respeito desse desacordo no comércio mundial é correto afirmar que


“Em março os ciganos voltaram. Desta vez traziam um óculo de alcance e uma lupa do tamanho de um tambor $\dots$ Sentaram uma cigana num extremo da aldeia e instalaram o óculo de alcance na entrada da tenda. Mediante pagamento $\dots$ o povo se aproximava do óculo e via a cigana ao alcance da mão. ’A ciência eliminou as distâncias’$\dots$ ’Dentro em pouco o homem poderá ver o que acontece em qualquer lugar da terra, sem sair de sua casa.’”

(Gabriel GARCÍA MÁRQUEZ, , p. $8$)

Considerando a previsão da personagem pode-se afirmar que


Ainda referente à reportagem “’Ilha branca’ revela exclusão de negros”, vale ressaltar a seguinte afirmação encontrada: “O território é um elemento extremamente importante para as políticas sociais, pois é fator de desigualdade. Isolamento territorial se traduz em isolamento social e econômico”.

(Luiz César de Queiroz RIBEIRO, coordenador do Observatório das Metrópoles da Universidade Federal do Rio de Janeiro , C1, $21$ de setembro de $2003$)

Tendo em conta as ações governamentais nas cidades, a afirmação do pesquisador permite deduzir que se deve


Leia:

“ $\dots$. foi surpreendente que as consequências mortais de uma canícula sejam imputadas somente à elevação das temperaturas e ao envelhecimento das populações. Quer dizer, portanto: ’No verão faz calor, é a vida. Os velhos, que são mais frágeis, morrem mais, é assim a vida.’”

(Serge HALIMI Canícula mortal: o precedente de Chicago. Le Monde Diplomatique de $18$ de agosto de $2003$)

As fases iniciais dos verões no hemisfério norte são marcadas por ondas de calor. Há uma palavra para designar o fenômeno: canícula. Considerando as informações do enunciado e a dinâmica climática (e o conjunto das ocorrências) em escala mundial, é afirmar que


Carregando...