PUC-RJ 2022 Química - Questões
Abrir Opções Avançadas
Uma pequena piscina, contendo $10.000 \ \text{L}$ de água, precisa ter os parâmetros ajustados para que possa ser utilizada com segurança.
Em um determinado dia, a água dessa piscina estava mais ácida ($pH \ 6,0$) do que o ideal. Assim, foi adicionado o chamado “elevador de $pH$” (carbonato de sódio anidro), para reagir com íons $H^+$ livres, segundo a reação simplificada abaixo.
$$2H^{+}_{\text{aq}} \ \ + \ \ Na_2CO_{3(s)} \ \ \longrightarrow \ \ 2 \ Na^{+}_{\text{aq}} \ \ + \ \ H_2O_{(\ell)} \ \ + \ \ CO_{2(g)}$$
Considerando-se que não houve mudança significativa no volume da água da piscina, qual foi a massa aproximada de $Na_2CO_3$, em gramas, necessária para ajustar o $pH$ para $7,0$?
Dado: $M(Na_2CO_3) = 106 \ \text{g mol}^{-1}$
Uma pequena piscina, contendo $10.000 \ \text{L}$ de água, precisa ter os parâmetros ajustados para que possa ser utilizada com segurança.
Observou-se que a concentração de $Cu^{2+}$ nessa piscina estava acima do ideal ($5 \ \text{mg . L}^{-1}$), por conta dos tratamentos com fungicida à base de cobre. Para ajustar essa concentração, foi necessário trocar parte da água da piscina. Assim, retiraram-se $6.000 \ \text{L}$ da água da piscina, substituindo-os por igual volume de água limpa (livre de cobre).
A concentração de $Cu^{2+}$, em $\text{mg L}^{-1}$, após esse procedimento passou a ser de
O sulfeto de hidrogênio ($H_2S$) é formado em águas poluídas, por conta da degradação de matéria orgânica, provocando a morte de peixes. O $H_2S$, dissolvido em uma amostra de água, pode ser retirado por processo eletroquímico após adição de iodeto de potássio ($KI$), que é oxidado, na superfície de um eletrodo, produzindo o $I_2$ que reage com o $H_2S$, conforme mostrado na reação abaixo.
$$H_2S_{(aq)} \ \ + \ \ I_{2(aq)} \ \ \longrightarrow \ \ S_{(s)} \ \ + \ \ 2 \ H^{+}_{(aq)} \ \ + \ \ 2 \ I^{-}_{(aq)}$$
A variação de número de oxidação do enxofre nessa reação é
Considere a reação abaixo.
$$\underbrace{H_3C -Cl}_{\text{clorometano}} \ \ + \ \ \underbrace{NaCN}_{\begin{array}{c} \text{cianeto} \\ \text{de sódio} \end{array}} \ \ \longrightarrow \ \ H_3 C - CN \ \ + \ \ NaCl$$
A lei cinética é de primeira ordem em relação ao clorometano e também de primeira ordem em relação ao cianeto de sódio. Quadruplicando-se a concentração do clorometano e, simultaneamente, reduzindo-se à metade a concentração de cianeto de sódio, a velocidade da reação
O trítio é um isótopo mais pesado, radioativo e menos abundante do hidrogênio (número atômico $1$). O número de massa do trítio é $3$.
Considerando-se essas informações, conclui-se que um átomo não ionizado de trítio tem
Carregando...