PUC-RJ 2017 História - Questões
Abrir Opções Avançadas
Carcará!/Pega, mata e come/Carcará!
Num vai morrer de fome/Carcará!/Mais coragem do que homem
Carcará!/Pega, mata e come/Carcará!]
[Carcará! ]Lá no sertão.../É um bicho que avoa que nem avião
É um pássaro malvado/Tem o bico volteado que nem gavião
Carcará.../Quando vê roça queimada/Sai voando, cantando
Carcará.../Vai fazer sua caçada/Carcará.../Come inté cobra queimada [...]
“Em 1950 mais de dois milhões de nordestinos viviam fora dos seus estados natais. 10% da população do Ceará emigrou. 13% do Piauí! 15% da Bahia!! 17% de Alagoas!!!”
Carcará: João do Vale e José Cândido
A interpretação de Maria Bethânia no show Opinião, espetáculo de grande sucesso de público em fevereiro de 1965, remetia às dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores rurais no nordeste brasileiro nos anos 1950 e 1960.
a) Explique por que a migração interna, destacada na interpretação da canção, se intensificou nos anos 1950 e 1960 no Brasil.
b) Indique uma das razões para a crescente organização dos trabalhadores rurais ter sido encarada como um problema por determinados setores da sociedade brasileira e governos.
“O ritmo da migração europeia intensificou-se durante o último quartel do século XIX e atingiu seu pico nas primeiras décadas do século XX. Entre 1881 e 1915, cerca de 31 milhões de imigrantes chegaram às Américas. Mais uma vez, como no período anterior a 1880, os Estados Unidos eram o principal país de recepção, recebendo 70% desses imigrantes. O segundo lugar em importância, [...] eram dois países latino-americanos: a Argentina, com 4,2 milhões e o Brasil, com 2,9 milhões de imigrantes. [...] A Itália - exportadora insignificante de trabalhadores antes de 1880 - expulsou cerca de 7,7 milhões de trabalhadores entre 1881 e 1914. Os imigrantes do Império Austro-húngaro atingiram o total de 4,2 milhões, seguidos pelos espanhóis (3,2 milhões), por contingentes russos e poloneses (2,5 milhões) e, finalmente, pelos portugueses com um milhão, dos quais cerca de 80% dirigiram-se para o Brasil e o restante para os Estados Unidos”.
(KLEIN, Herbert S. Migração internacional na história das Américas. In: Boris Fausto (org.). Fazer a América. A Imigração em Massa para a América Latina. São Paulo: Edusp, 2000, p. 25-26.)
Este intenso movimento migratório de trabalhadores europeus para as Américas se concentrou, em sua grande maioria, nos Estados Unidos, Canadá, Argentina e Brasil.
a) Descreva um problema nas regiões de origem destes migrantes que seja um fator decisivo para a decisão de migrar.
b) Indique duas caraterísticas dos países de destino que resultavam atraentes do ponto de vista dos migrantes.
O varguismo, no Brasil, e o peronismo, na Argentina, caracterizaram-se pela introdução de uma política de massas que resultou na configuração de uma nova cultura política na América Latina do século XX.
Assinale a alternativa que apresenta de modo correto as características comuns dessas experiências.
(Disponível em:
As pinturas acima foram produzidas no século XVII por Albert Eckhout, um dos estudiosos que esteve no nordeste brasileiro na corte de Maurício de Nassau, durante a ocupação holandesa. Elas são representações de algumas mulheres encontradas na colônia: a mulher tapuia, a mulher tupi, a mameluca e a mulher negra, respectivamente.
A partir de tais referências, assinale a alternativa INCORRETA.
Os humanistas e artistas do Renascimento italiano apregoavam a “volta aos Antigos” como fundamento de suas ações no presente.
Assinale a alternativa que expressa o que era entendido por “volta aos Antigos”.
Carregando...