PUC-RJ 2014 História - Questões
Abrir Opções Avançadas
A derrocada do Império brasileiro foi o resultado de uma conjugação de fatores que se aglutinavam desde, pelo menos, 1870. Em 15 de novembro de 1889, foi proclamada a República, sendo organizado um Governo Provisório. Com a promulgação de uma nova Constituição, em fevereiro de 1891, procedeu- se à eleição do primeiro presidente do Brasil, Deodoro da Fonseca.
a) Identifique e explique um fator da queda da Monarquia no Brasil.
b) Escolha uma das medidas adotadas pelo Governo Provisório e explique como ela se contrapunha à Monarquia brasileira.
"O motivo era que essa guerra, ao contrário das anteriores, tipicamente travadas em torno de objetivos específicos e limitados, travava-se por metas ilimitadas. Na Era dos Impérios a política e a economia se haviam fundido."
((Eric Hobsbawm. A era dos extremos, p.37))
Em 2014, lembramos os 100 anos da Primeira Grande Guerra (1914-1918). Para muitos historiadores, como demonstra o texto acima, esse conflito redefiniu os parâmetros do que poderia ser entendido como um grande conflito internacional. As guerras do século XX, realizadas sob as marcas das transformações do capital e da política, tornaram-se grandes "máquinas" de destruição e morte.
Considerando essas afirmações:
a) cite duas inovações técnicas utilizadas durante a Guerra que contribuíram para a massificação da destruição;
b) cite e explique um fator que levou à eclosão do conflito de 1914.
Sobre o processo de independência das Treze Colônias inglesas na América, a chamada Revolução Americana, é INCORRETO afirmar que:
O centralismo político e administrativo do Estado Novo (1937 - 1945) facilitou a construção do Estado Nacional brasileiro.
COM EXCEÇÃO DE UMA, as alternativas abaixo apresentam de modo correto alguns dos instrumentos institucionais criados com a expressa finalidade de selar a unidade e o sentimento de pertencimento à nação brasileira. Assinale-a.
Analise as seguintes afirmações sobre a Revolução Francesa.
I. O movimento iniciado em 1789 pela nobreza e pelo clero levou à destruição do regime absolutista na França e à instalação de um regime republicano.
II. Os revolucionários, durante o processo iniciado em 1789, aboliram as antigas formas feudais de trabalho e propriedade.
III. Os revolucionários, em sua maioria cidadãos das grandes cidades, romperam com a população camponesa e iniciaram uma violenta reforma no campo.
IV. Liderados pelo chamado Terceiro Estado, os revolucionários acabaram com os privilégios da aristocracia e do clero desmontando as bases sociais do Antigo Regime.
São corretas as afirmativas:
Carregando...