PUC-RJ 2001 Geografia - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

Filtrar por resolução:

"Toda aglomeração socioespacial desenvolve um centro principal. Não existe realidade urbana sem um centro comercial, simbólico, de informações e de decisões. Como a aglomeração em um único ponto é impossível, alguém será obrigado a se afastar. Quem? Na cidade capitalista moderna quem regula essa questão é o mercado."

(Adaptado de VILLAÇA, Flávio. Espaço intra-urbano no Brasil. São Paulo: Studio Nobel: FAPESP: Lincoln Institute, 1998.)

A partir do texto:

  1. a) Apresente 2 (dois) exemplos que mostrem o valor simbólico da área central do Rio de Janeiro.

  2. b) Explique como a atual expansão do espaço urbano do Rio de Janeiro é regulada pelo mercado imobiliário.

Nas últimas décadas do século XX, o volume das trocas comerciais aumentou em ritmo acelerado e uma revolução tecnológica mudou a base material da sociedade.

  1. a) Apresente 2 (duas) razões para o aumento das trocas comercias.

  2. b) Apresente 2 (duas) mudanças na base material da sociedade provocadas pela revolução tecnológica em curso.

A generalização do consumo de massa é uma das marcas do mundo contemporâneo. Segundo o pensamento neoliberal, o mercado é o principal organizador das atividades econômicas, e o consumo é a busca da satisfação das necessidades pessoais e subjetivas. Neste raciocínio, as empresas se desdobram para atender aos desejos livremente formulados pelo consumidor individual.

A partir do texto:

  1. a) Apresente 2 (dois) aspectos positivos da economia de mercado;

  2. b) Segundo uma posição ambientalista, apresente 2 (duas) críticas à sociedade de consumo.

Na década de 90, iniciou-se no Brasil o processo de transferência da infraestrutura territorial e de segmentos importantes do setor produtivo para a iniciativa privada. Indique, na relação a seguir, o setor que NÃO participou desse processo.


"As estruturas estatais no mundo moderno se construíram em torno de um território nacional. Esse foi o parâmetro básico da atuação dos Estados, embora não o único. O Estado desenvolvimentista brasileiro não fugiu a essa regra e delineou o perfil do Brasil atual. Mal ou bem, criou-se por conta da arquitetura estatal um conjunto de interesses nacionais que por vezes se opõem, mesmo que de modo frágil, aos interesses estrangeiros. Na verdade, isso é comum a todas as nações modernas."

(Extraído de OLIVA, Jaime. GIANSANTI, Roberto Temas da Geografia do Brasil. São Paulo: Atual, 1999.)

No Brasil, estamos assistindo ao desmonte desse Estado desenvolvimentista. Dentre os argumentos favoráveis a esse desmonte, podemos citar:

  1. I. O desenvolvimento socioeconômico não pode ser pensado a partir da dimensão nacional devido à crescente globalização da produção.

  2. II. O desenvolvimento encontra-se no mercado e na integração econômica mundial, já que as empresas tomam decisões e operam recursos segundo uma lógica de integração mundial.

  3. III. Para a integração mundial, é necessário remover os obstáculos que dificultam a presença dos interesses da economia global.

  4. IV. O território será mais atraente quanto mais vantagens competitivas apresentar ao capital externo.

Estão corretas as afirmativas:


Carregando...