"As estruturas estatais no mundo moderno se construíram em torno de um território nacional. Esse foi o parâmetro básico da atuação dos Estados, embora não o único. O Estado desenvolvimentista brasileiro não fugiu a essa regra e delineou o perfil do Brasil atual. Mal ou bem, criou-se por conta da arquitetura estatal um conjunto de interesses nacionais que por vezes se opõem, mesmo que de modo frágil, aos interesses estrangeiros. Na verdade, isso é comum a todas as nações modernas."
(Extraído de OLIVA, Jaime. GIANSANTI, Roberto Temas da Geografia do Brasil. São Paulo: Atual, 1999.)
No Brasil, estamos assistindo ao desmonte desse Estado desenvolvimentista. Dentre os argumentos favoráveis a esse desmonte, podemos citar:
I. O desenvolvimento socioeconômico não pode ser pensado a partir da dimensão nacional devido à crescente globalização da produção.
II. O desenvolvimento encontra-se no mercado e na integração econômica mundial, já que as empresas tomam decisões e operam recursos segundo uma lógica de integração mundial.
III. Para a integração mundial, é necessário remover os obstáculos que dificultam a presença dos interesses da economia global.
IV. O território será mais atraente quanto mais vantagens competitivas apresentar ao capital externo.
Estão corretas as afirmativas: