ITA 2023 Química - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

Filtrar por resolução:

Em uma titulação, $\pu{100 mL}$ de uma solução de um ácido monoprótico fraco, cuja constante de ionização é igual a $10^{-9}$, são neutralizados com $\pu{25 mL}$ de uma solução $\pu{0,5 mol L-1}$ de hidróxido de sódio. Assinale a opção que apresenta o $\pu{pH}$ no ponto de equivalência da titulação.


Considere dois líquidos voláteis, $A$ e $B$, que são completamente miscíveis entre si e que formam uma solução ideal em toda a amplitude de concentrações. Esses líquidos são adicionados a um tanque fechado, inicialmente sob vácuo, e mantido em temperatura constante $(T)$, na proporção molar $1:1$. Considere que a mistura causa um abaixamento na pressão de vapor do líquido $A$ igual a $40 \ Torr$ e que a pressão de vapor do líquido $B$ puro é igual a $20 \ Torr$.

Determine os valores númericos:

$a)$ da pressão de vapor do líquido $A$ puro na temperatura $T$

$b)$ da pressão de vapor da solução, depois de atingido o equilíbrio do sistema

$c)$ da composição molar da fase vapor em equilíbrio com a fase líquida presente no tanque.

Sabe-se que a constante de velocidade $(k)$ de uma reação é função da temperatura $(T)$ conforme a Lei de Arrhenius: $$k=Ae^{\left(\frac{-E_a}{RT}\right)}$$ em que $A$ é o fator de frequência e $E_a$ é a energia de ativação. Em um estudo cinético, observou-se que a velocidade de uma determinada reação aumenta $1000$ vezes quando a temperatura do meio reacional aumenta de $\pu{400 K}$ para $\pu{500 K}$, permanecendo constantes todos os demais parâmetros iniciais.

Assinale a opção que apresenta a energia de ativação desta reação, em $\pu{kcal mol-1}$, considerando que $A$ e $E_a$ não dependem da temperatura.

$\ln\text{X} = 2{,}3\log\text{X}$

O ácido fórmico pode ser obtido por meio de uma reação de duas etapas. Na primeira etapa, em temperatura de $200^\circ C$ e pressão de $10 \ atm$, monóxido de carbono e hidróxido de sódio reagem. Na segunda, o produto dessa primeira etapa reage com ácido sulfúrico, formando-se o ácido fórmico. Sobre esse processo, apresente:

$a)$ a fórmula estrutural do produto gerado na primeira etapa

$b)$ a equação química balanceada da primeira etapa

$c)$ a equação química balanceada da segunda etapa

Considere as seguintes afirmações relacionadas a átomos e fons atômicos no estado gasoso:

I. A afinidade eletrônica do átomo de oxigênio é maior do que a do anion $\ce{O-}$.

II. A energia de ionização do átomo de oxigênio é maior do que a do anion $\ce{O^{2-}}$.

III. O raio atômico do átomo de oxigênio é maior do que o do anion $\ce{O-}$.

IV. O átomo de oxigênio tem maior afinidade eletrônica e menor energia de ionização do que o átomo de nitrogênio.

Das afirmações I a IV, acima destacadas, são CORRETAS


Carregando...