ITA 2018 Física - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

Filtrar por resolução:

Considere uma estrela de nêutrons com densidade média de $5\times 10^{14}\text{ g/cm}^3$, sendo que sua frequência de vibração radial $\nu$ é função do seu raio $R$, de sua massa $m$ e da constante da gravitação universal $G$. Sabe-se que $\nu$ é dada por uma expressão monomial, em que a constante adimensional de proporcionalidade vale aproximadamente $1$. Então o valor de $\nu$ é da ordem de


Numa quadra de vôlei de $18\text{ m}$ de comprimento, com rede de $2{,}24\text{ m}$ de altura, uma atleta solitária faz um saque com a bola bem em cima da linha de fundo, a $3{,}0\text{ m}$ de altura, num ângulo $\theta$ de $15^{\circ}$ com a horizontal, conforme a figura, com trajetória num plano perpendicular à rede.

Desprezando o atrito, pode-se dizer que, com $12\text{ m/s}$ de velocidade inicial, a bola


Sobre uma prancha horizontal de massa desprezível e apoiada no centro, dois discos, de massas $m_A$ e $m_B$, respectivamente, rolam com as respectivas velocidades $v_A$ e $v_B$, constantes, em direção ao centro, do qual distam $L_A$ e $L_B$, conforme a figura.

Com o sistema em equilíbrio antes que os discos colidam, a razão $v_A/v_B$ é dada por


Uma haste vertical de comprimento $L$, sem peso, é presa a uma articulação $T$ e dispõe em sua extremidade de uma pequena massa $m$ que, conforme a figura, toca levemente a quina de um bloco de massa $M$.

Após uma pequena perturbação, o sistema movimenta-se para a direita. A massa $m$ perde o contato com $M$ no momento em que a haste perfaz um ângulo de $\pi/6\text{ rad}$ com a horizontal.

Desconsiderando atritos, assinale a velocidade final do bloco.


Em queixa à polícia, um músico depõe ter sido quase atropelado por um carro, tendo distinguido o som em Mi da buzina na aproximação do carro e em Ré, no seu afastamento. Então, com base no fato de ser de $10/9$ a relação das frequências $\nu_{Mi}/\nu_{Ré}$, a perícia técnica conclui que a velocidade do carro, em $\text{km/h}$, deve ter sido aproximadamente de

Velocidade do som no ar: $340\ m/s$

Carregando...