ITA 2016 Química - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

Filtrar por resolução:

Considerando condições ambientes, assinale a opção ERRADA.


Assinale a opção que apresenta o sal solúvel em água a $25^{\circ}\text{C}$.


A constante ebulioscópica da água é $0,51\text{ K}\cdot\text{kg}\cdot\text{mol}^{−1}$. Dissolve-se em água $15,7\text{ g}$ de um composto solúvel, não volátil e não eletrólito, cuja massa molar é de $157\text{ g}\cdot\text{mol}^{−1}$. Assinale a alternativa que corresponde à variação na temperatura de ebulição desta solução aquosa, em kelvin.

SEM GABARITO

A respeito de reações químicas descritas pela equação de Arrhenius, são feitas as seguintes proposições:

I. Para reações bimoleculares, o fator pré-exponencial na equação de Arrhenius é proporcional à frequência de colisões, efetivas ou não, entre as moléculas dos reagentes.

II. O fator exponencial na equação de Arrhenius é proporcional ao número de moléculas cuja energia cinética relativa é maior ou igual à energia de ativação da reação.

III. Multiplicando-se o negativo da constante dos gases ($−R$) pelo coeficiente angular da reta $\ln k$ versus $1/T$ obtém se o valor da energia de ativação da reação.

IV. O fator pré-exponencial da equação de Arrhenius é determinado pela intersecção da reta $\ln k$ versus $1/T$ com o eixo das abscissas.

Das proposições acima, está(ão) ERRADA(S)


Considere os seguintes compostos químicos que se encontram no estado líquido à temperatura de $298\text{ K}$ e pressão ambiente de $1\text{ bar}$.

I. 2-metil-pentano

II. 3-metil-pentano

III. 2,2-dimetil-butano

IV. 2,3-dimetil-butano

V. Hexano

Nestas condições, assinale a opção que apresenta a ordem decrescente da magnitude da pressão de vapor dos respectivos compostos.


Carregando...