ITA 1997 Física - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

Filtrar por resolução:

A força de gravitação entre dois corpos É DADA pela expressão $F = \dfrac{GM_1M_2}{r^2}$ . A dimensão da constante de gravitação $G$ é então:


Uma partícula em movimento harmônico simples oscila com freqüência de $10\text{ Hz}$ entre os pontos $L$ e $- L$ de uma reta. No instante $t_1$ a partícula está no ponto $(3^{1/2})L/2$ caminhando em direção a valores inferiores, a atinge o ponto $(-2^{1/2})L/2$ no instante $t_2$. O tempo gasto nesse deslocamento é:


Um corpo de massa $m$ é colocado no prato $A$ de uma balança de braços desiguais e equilibrado por uma massa $p$ colocada no prato $B$. Esvaziada a balança, o corpo de massa $m$ é colocado no prato $B$ e equilibrado por uma massa $q$ colocada no prato $A$. O valor da massa $m$ é:


Um fio metálico preso nas extremidades, tem comprimento $L$ e diâmetro $d$ e vibra com uma frequência fundamental de $600\ Hz$. Outro fio do mesmo material, mas com comprimento $3L$ e diâmetro $d/2$, quando submetido à mesma tensão vibra com uma frequência fundamental de:


O primeiro planeta descoberto fora do sistema solar, 51 Pegasi B, orbita a estrela 51 Pegasi, completando uma revolução a cada $4,2$ dias. A descoberta do 51 Pegasi B, feita por meios espectroscópicos, foi confirmada logo em seguida por observação direta do movimento periódico da estrela devido ao planeta que a orbita. Conclui-se que 51 Pegasi B orbita a estrela 51 Pegasi a $1/20$ da distância entre o Sol e a Terra. Considere as seguintes afirmações: se o semi-eixo maior da órbita do planeta 51 Pegasi B fosse $4$ vezes maior do que é, então:

I- A amplitude do movimento periódico da estrela 51 Pegasi, como visto da Terra, seria $4$ vezes maior do que é.

II- A velocidade máxima associada ao movimento periódico da estrela 51 Pegasi, como visto da Terra, seria $4$ vezes maior do que é.

III- O período de revolução do planeta 51 Pegasi B seria de $33,6$ dias.

Das afirmativas mencionadas:


Carregando...