ITA 1986 Física - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

As questões das décadas 1940 a 1980 estão em manutenção!
Filtrar por resolução:

O gráfico abaixo representa as posições das partículas (1), (2) e (3) em função do tempo. Calcule a velocidade de cada partícula no instante de tempo $t = 4,0\ s$.


Um automóvel de massa $m = 500\ kg$ é acelerado uniformemente a partir do repouso até uma velocidade $v_0=40\ m/s$ em $t_0 = 10$ segundos. À potência desenvolvida por este automóvel ao completar estes $10$ primeiros segundos será:


Da posição mais baixa de um plano inclinado, lança-se um bloco de massa $m = 5,0\ kg$ com uma velocidade de $4,0\ m/s$ no sentido ascendente. O bloco retorna a este ponto com uma velocidade de $3,0\ m/s$. O ângulo do plano inclinado mede $\theta=\dfrac{\pi}{6}$ Calcular a distância $d$ percorrida pelo bloco: em sua ascensão:

Obs.: adotar $g = 10,0 \ m/s^2$

Dois projéteis de igual massa $m_0$ e mesma velocidade, movem-se em sentidos opostos e colidem simultaneamente com um bloco de madeira de massa $10\ m$, conforme mostra a figura. O bloco, inicialmente em repouso, pode deslizar sem atrito sobre a superfície em | que se apoia. O projétil $A$, que se desloca para a direita, fica aprisionado ao bloco, enquanto que o projétil $B$, que se desloca para a esquerda, atravessa o bloco e mantém a sua direção original. A velocidade do projétil $B$, apôs atravessar o bloco de madeira é $100\ m/s$. Podemos afirmar que a velocidade final do bloco de madeira será da ordem de:


Sobre uma superfície perfeitamente lisa, encontra-se em repouso um anel de massa $M$ e raio $R$. Sobre este anel encontra-se em repouso uma joaninha de massa $m$. Se a joaninha caminhar sobre o anel, podemos afirmar que:


Carregando...