ITA 1975 Física - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

As questões das décadas 1940 a 1980 estão em manutenção!
Filtrar por resolução:

Queremos determinar a densidade de um material e para isso dispomos de uma amostra em forma cilíndrica. Dispomos também de uma balança cuja menor leitura é $0,01 g$, e de um paquímetro cuja menor divisão é de $0,1 mm$. Os resultados das medidas foram:

  • massa = $8,48 g$

  • altura = $1,00 cm$

  • diâmetro = $2,00 cm$

Concluímos então que a densidade do material e:


Uma partícula tem sua energia potencial dada por $E_p = Ax^2 - Bx$, onde $A$ e $B$ são constantes, $x$ é comprimento e $E_p$ é expressa no sistema internacional de unidades. Sabe-se que $A$ e $B$ têm mesmo valor numérico. Nestas condições:

I. .A e B têm mesmas unidades e dimensões.

II. A e B têm mesma unidade mas dimensões diferentes.

III. A tem a dimensão de um trabalho por unidade de área e B tem a dimensão de uma força.


Uma partícula move-se ao longo do eixo x de tal modo que sua posição & dada por: $x = 5t^3+1$ (no sistema MKS). Assinale a resposta correta:


O gráfico a seguir refere-se ao movimento de dois automóveis $a$ e $b$ numa estrada.

Com respeito às distâncias percorridas pelos dois carros podemos afirmar:


Um projétil de massa m é lançado com uma velocidade inicial $v_0$ que forma um ângulo de $60°$ com a horizontal. Em sua volta à terra ele incide sobre um plano inclinado de $30°$ com a horizontal. O ponto de lançamento do projétil e o início do plano inclinado coincidem. O choque do projétil com o plano inclinado é suposto totalmente inelástico (a componente normal da velocidade se anula). Após o instante de impacto, o projétil desliza, sem atrito, em direção à origem $0$. Despreza-se a resistência do ar. Qual a velocidade com que ele chega à origem?


Carregando...