IME 2007 Química - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

Filtrar por resolução:

O isopreno é um composto orgânico tóxico que é utilizado como monômero para a síntese de elastômeros, através de reações de polimerização. Dada a estrutura do isopreno, qual sua nomenclatura IUPAC ?


Determine o volume de cloro obtido, a $27,0°C$ e $738\; mmHg$, pela ação de excesso de ácido clorídrico concentrado sobre $30,7 g$ de pirolusita com $85,0\%$ em peso de $MnO$,. Considere o cloro com comportamento ideal.

Oleum, ou ácido sulfúrico fumegante, é obtido através da absorção do trióxido de enxofre por ácido sulfúrico. Ao se misturar oleum com água obtém-se ácido sulfúrico concentrado. Supondo que uma indústria tenha comprado $1.000 kg$ de oleum com concentração em peso de trióxido de enxofre de $20\%$ e de ácido sulfúrico de $80\%$, calcule a quantidade de água que deve ser adicionada para que seja obtido ácido sulfúrico com concentração de $95\%$ em peso.

Massas atômicas (u.m.a): $S = 32; O = 16; H = 1$

Dois experimentos foram realizados a volume constante e à temperatura $T$. No primeiro, destinado a estudar a formação do gás fosgênio, as pressões parciais encontradas no equilíbrio foram $0,130$ atm para o cloro, $0,120$ atm para o monóxido de carbono e $0,312$ atm para o fosgênio. No segundo, estudou-se a dissociação de n moles de fosgênio de acordo com a reação:$$COCI_2(g) \rightleftharpoons CO(g) + Cl_2(g)$$sendo a pressão total $P$, no equilíbrio, igual a $1$ atm. Calcule o grau de dissociação a do fosgênio após o equilíbrio ser alcançado.

A teoria da repulsão dos pares de elétrons da camada de valência foi desenvolvida pelo pesquisador canadense Ronald J. Gillespie, em 1957. Esta teoria permite prever a forma geométrica de uma molécula. O modelo descreve que, ao redor do átomo central, os pares eletrônicos ligantes e os não ligantes se repelem, tendendo a ficar tão afastados quanto possível, de forma que a molécula tenha máxima estabilidade. A seguir são expressas algumas correlações entre nome, geometria molecular e polaridade de algumas substâncias

Correlação

Nome da

substância

Geometria da molécula

Polaridade

I

Ozônio

Angular

Polar

II

Trifluoreto de boro

Trigonal planar

Apolar

III

Dióxido de nitrogênio

Linear

Apolar

IV

Amônia

Pirâmide trigonal

Polar

V

Pentacloreto de fósforo

Bipirâmide trigonal

Apolar

Assinale a correlação falsa.


Carregando...