IME 2005 Química - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

Filtrar por resolução:

Considerando os elementos químicos $\ce{Be}$, $\ce{B}$, $\ce{F}$, $\ce{Ca}$ e $\ce{Cs}$, classifique-os em ordem crescente de acordo com as propriedades periódicas indicadas:

a) raio atômico;

b) primeira energia de ionização.

Determine o abaixamento relativo da pressão de vapor do solvente quando $3,04 g$ de cânfora ($\ce{C10H16O}$ ) são dissolvidos em $117,2 m\ell$ de etanol a $25^\circ C$.

O consumo de água quente de uma casa é de $0,489 m^3$ por dia. A água está disponível a $10,0^\circ C$ e deve ser aquecida até $60,0^\circ C$ pela queima de gás propano. Admitindo que não haja perda de calor para o ambiente e que a combustão seja completa, calcule o volume (em $m^3$) necessário deste gás, medido a $25,0^\circ C$ e $1,00 atm$, para atender à demanda diária.

O sal de mesa ou cloreto de sódio é formado por íons provenientes de átomos de cloro e de sódio e tem massa específica $2{,}165 g/cm^3$. Este sal cristaliza em empacotamento cúbico de face centrada. O espectro de difração de raios $X$ mostra que a distância entre os íons cloreto e sódio, nas três direções do cristal, é $2{,}814 Å$. Considerando essas informações, calcule o número de Avogadro.

Ácidos graxos são ácidos monocarboxílicos de cadeia longa. Quando um ácido graxo reage com o glicerol ($1$,$2$,$3$-propanotriol), o éster formado é um glicerídeo, que pode ser óleo ou gordura. A reação de saponificação de um glicerídeo regenera o glicerol e produz um sal orgânico, conhecido como sabão. Sabendo que o índice de saponificação (IS) é a quantidade em miligramas de $\ce{KOH}$ que reage completamente com $1{,}00 \ g$ de óleo ou gordura, determine o IS do tripalmitato de glicerila (tri-hexadecanoato de glicerila).

Carregando...