IME 1995 Química - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

Filtrar por resolução:

Examine os átomos;$$\ce{^{102}_{45}X_a}\ \ce{^{103}_{46}X_b}\ \ \ce{^{106}_{45}X_c}\ \ce{^{104}_{47}Y_a}\ \ce{^{107}_{44}Y_b}\ \ce{^{106}_{46}Y_c}$$Identifique, colocando na folha de respostas, os isótopos, os isóbaros e os isótono.

Mistura-se um fluxo de ar seco com vapor d'água para se obter ar úmido com $2,0\ \%$, em volume, de umidade. Admitindo o comportamento ideal dos gases e a massa molecular média do ar seco como $28,96\ g/mol$, calcule a massa especifica do ar úmido a $14,25\ ^\circ C$ e $1,00 \times 10^5\ Pa$.

Dadas as moléculas: $\ce{KMnO4}$ ; $\ce{H2}$, $\ce{KC\ell}$; $\ce{CH4}$ ; $\ce{HF}$ e $\ce{HCN}$, escreva na folha de respostas:

a) todos os tipos de ligações químicas - iônica, covalente (polar, apolar e dativa ou coordenada) - presentes em cada molécula;

b) quais e quantos são os orbitais moleculares envolvidos nas $3$ (três) últimas: moléculas; e

c) o número de oxidação do $\ce{Mn}$ no $\ce{KMnO4}$.

O elemento artificial $_{27}^{60}\ce{Co}$ que é utilizado em radioterapia, tem uma meia-vida de $5,25$ anos, pois sofre um processo espontâneo de desintegração radioativa, por emissão de uma partícula $\beta$. Uma amostra de $100\ g$ do isótopo natural estável $^{59}_{27}\ce{Co}$, contendo $5\ \%$ de $_{27}^{60}\ce{C}$, ficou armazenada por vários anos. 

Calcule a porcentagem de cada isótopo constituinte da amostra após $21$ anos.

A água, que não forma espuma facilmente, é denominada “dura” e aquela que a forma com facilidade é chamada de “mole”, A origem principal da dureza da água é a presença de pequenas quantidades de sais dissolvidos, tais tomo bicarbonato e sulfato de cálcio. Estes sais reagem com o sabão, evitando a formação de espuma com a água. 

O bicarbonato de cálcio, responsável pela dureza temporária, é previamente eliminado por um processo físico. A dureza permanente, devida ao sulfato de cálcio, pode ser eliminada pela adição de carbonato de sódio. 

Se a concentração usual de sulfato de cálcio, na água dos rios, é de $1,8\times 10^{-3}\ g/\ell$, qual a massa de carbonato de sódio que deve ser adicionada a $6,8 \times 10^9$? litros desta água para torná-la mole? Considere à água mole no isenta de sais de cálcio.

Carregando...