IME 1990 Química - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

Filtrar por resolução:

Etileno gasoso e hidrogênio puros reagem quantitativamente entre si, na presença de um catalisador de platina, para formar etano como único produto. Um volume de $600 \ {cm}^{3}$ de uma mistura desses reagentes, contendo excesso de hidrogênio, tem uma pressão de $52,00 \ mmHg$ no mesmo volume e à mesma temperatura. Calcule, em número de moles, o excesso de hidrogênio.

Preencha o quadro abaixo, conforme o exemplo

Nome do Composto

Fórmula Molecular

Número de oxidação do ânion

Número quântico principal do elétron
de valência do elemento sublinhado
no estado fundamental

Distribuição eletrônica do cátion

Carbonato de $\underline {\text{lítio}}$

$\ce{Li_2CO_3}$


$-2$


$2$


$1 s^2$


Borato de $\underline {\text{sódio}}$

Óxido de $\underline{\text{alumínio}}$


Nitrato de $\underline{\text{zinco}}$


Ferrocianeto de $\underline{\text{cobre}}$ II


Fluoreto de $\underline{\text{enxofre}}$ VI


O cálcio cristaliza no sistema cúbico de faces centradas com densidade de $1,55 \ g/{cm}^{3}$. Sabendo-se que a aresta da célula unitária é $0,555 \ nm$, mostre, indicando os cálculos, como obter o número de Avogadro.

Em $1889$, o químico sueco Svante Arrhenius demonstrou que, para uma reação com energia de ativação constante $E_a$, a variação da velocidade específica $k$ com a temperatura é expressa pela equação: $$k = A{e}^{\frac{-E_a}{RT}}$$

onde $A$ é o fator de frequência, $R$ é a constante universal dos gases, $e$ é a base dos logaritmos neperianos e $T$ é a temperatura absoluta.

Uma certa reação obedece uma lei de velocidade onde os valores de $k$ são $0,00001$ e $0,0001 \ {mol}^{-1}.{s}^{-1}$, a $312,50 \ K$, e $357,14 \ K$, respectivamente. Usando estas informações, calcule:


a) A ordem da reação

b) A temperatura na qual a reação é dez vezes mais lenta que a $321,50 \ K$

Dado: $R = 2,0000 \frac{cal}{Kmol}$

Dez gramas de uma liga de cobre e prata são tratados com ácido sulfúrico a quente, liberando $2,1 \ L$ de um gás, medidos nas $CNTP$. Calcule a composição percentual da liga, usando as seguintes massas atômicas aproximadas: $\ce{ O = 16, S = 32, Cu = 64}$ e $\ce{Ag = 108}$.

Carregando...