IME 1974 Química - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

As questões das décadas 1940 a 1980 estão em manutenção!
Filtrar por resolução:

O grau de hidrólise do NaCN, em solução $0,2\ N$, é $0,85\ \%$ a $25\ ^\circ C$. Calcule a constante de ionização do HCN a $25\ ^\circ C$.

Uma instalação de câmaras de chumbo produz diariamente $18$ toneladas de ácido sulfúrico $60\ \%$. Para obter ácido $98\ \%$, calcule o peso de água que deve ser retirado, por dia, do produto de câmara. As percentagens referidas são em peso.

O anidrido carbônico, que tem solubilidade de $0,22\ g$ em $100\ g$ de água, a $11\ ^\circ C$ e $1\ atm$, reage com a água formando um composto que apresenta, nessas condições, constante de dissociação primária $K=4\times10^{-7}$.

Calcule o $pH$ da solução aquosa saturada de anidrido carbônico, a essa temperatura e pressão, considerando unitária a massa específica da solução saturada e desprezando a dissociação secundária.

Sejam os elementos hipotéticos $_{62}^{150}A$, $B$, $C$, consecutivos e nesta ordem na tabela periódica.

Sabendo que $A$ e $B$ são isóbaros e que $B$ e $C$ são isótonos, escreva o número de nêutrons do elemento $B$ e a configuração eletrônica do elemento $C$.

Um certo elemento radioativo de número atômico $90$ e número de massa $232$ transforma-se espontaneamente em outro elemento, emitindo uma partícula alfa. Este segundo elemento emite uma partícula beta formando um terceiro elemento que, por sua vez, sofre desintegração com uma nova emissão beta e formação de um quarto elemento.

Pede-se:

a) O número atômico e o número de massa do elemento final.

b) Com relação à estrutura atômica, como se chamam os elementos inicial e final?

Carregando...