IME 1971 Física - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

As questões das décadas 1940 a 1980 estão em manutenção!
Filtrar por resolução:

Na figura abaixo, a barra $AB$ tem um peso próprio de $5\ kgf/m$.

Sendo de $10\ kgf$ o peso que está suspenso em sua extremidade $B$, por um fio passando por uma polia sem atrito, para que a barra permaneça na horizontal, é necessário que se aplique, a $0,50\ m$ de $A$, uma força $F$ de:


Na figura abaixo, a barra $AB$ é articulada em $B$ é está suspensa do ponto $C$ por meio de um fio inextensível e sem peso.

Sendo de $100\ kgf$ por metro o peso próprio da barra, a reação em $B$ e o ângulo formado por ela com a barra $AB$ serão:


No plano inclinado da figura, os corpos $A$ e $B$, cujos pesos são de $200\  kgf$ e $400\ kgf$, respectivamente, estão ligados por um fio que passa por uma polia lisa.

O coeficiente de atrito entre os corpos e os planos é $0,25$. Para que o movimento se torne iminente, deve ser aplicada, ao corpo $A$, uma força $P$ de:


Uma pedra cai de um balão que sobe com velocidade constante de $10\ m/s$. Se a pedra demora $10$ segundos para atingir o solo, isso significa que, no instante em que se iniciou a queda, o balão estava a uma altura de:

Use $g=10\ m/s^2$.

Na figura abaixo, a barra $AB$ se move de modo que sua extremidade inferior se desloca horizontalmente para a direita, com velocidade constante $V_{A}= 3\ m/s$.

A outra extremidade se desloca sempre apoiada no a plano vertical. Quando a barra estiver formando um ângulo de $60^\circ$ com a horizontal, a velocidade da extremidade superior será de:


Carregando...