ESPCEX 2019 Física - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

Filtrar por resolução:

O circuito de um certo dispositivo elétrico é formado por duas pilhas ideais, possuindo cada uma tensão $V$, quatro lâmpadas incandescentes, que possuem resistências elétricas constantes e de mesmo valor, $L_1, L_2, L_3$ e $L_4$, e fios condutores de resistências desprezíveis, conforme o desenho abaixo.

Considerando que as lâmpadas não se queimam, pode-se afirmar que


Duas espiras circulares, concêntricas e coplanares de raios $\pu{R{_1} = 2\pi \text{ m}}$ e $\pu{R{_2} = 4\pi \text{ m}}$ são percorridas, respectivamente, por correntes de intensidades $\pu{i{_1} = 6 A}$ e $\pu{i{_2} = 8 A}$, conforme mostra o desenho.

A intensidade (módulo) do vetor indução magnética no centro das espiras “$O$” é

Dado: o meio é o vácuo e a permeabilidade magnética do vácuo $ \pu{\mu_{_\circ} = 4\pi\cdot 10^{-7} \dfrac{T \cdot m}{ A}}$

Duas polias, $A$ e $B$, ligadas por uma correia inextensível têm raios $R_A = \pu{60 cm}$ e $R_B = \pu{20 cm}$, conforme o desenho abaixo. Admitindo que não haja escorregamento da correia e sabendo que a frequência da polia $A$ é $\pu{f_A = 30 rpm}$, então a frequência da polia $B$ é


O sistema de polias, sendo uma fixa e três móveis, encontra-se em equilíbrio estático, conforme mostra o desenho. A constante elástica da mola, ideal, de peso desprezível, é igual a $\pu{50 N/cm}$ e a força $\vec{F}$ na extremidade da corda é de intensidade igual a $\pu{100 N}$. Os fios e as polias, iguais, são ideais.

O valor do peso do corpo $\mathrm X$ e a deformação sofrida pela mola são, respectivamente,


Uma viga rígida homogênea $Z$ com $\pu{100 cm}$ de comprimento e $\pu{10 N}$ de peso está apoiada no suporte $A$, em equilíbrio estático. Os blocos $X$ e $Y$ são homogêneos, sendo que o peso do bloco $Y$ é de $\pu{20 N}$, conforme o desenho abaixo.

O peso do bloco $X$ é


Carregando...