ESPCEX 2011 Física - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

Filtrar por resolução:

Um objeto é colocado sobre o eixo principal de uma lente esférica delgada convergente a $\pu{70 cm}$ de distância do centro óptico. A lente possui uma distância focal igual a $\pu{80 cm}$. Baseado nas informações anteriores, podemos afirmar que a imagem formada por esta lente é:


Um avião bombardeiro deve interceptar um comboio que transporta armamentos inimigos quando este atingir um ponto $A$, onde as trajetórias do avião e do comboio se cruzarão. O comboio partirá de um ponto $B$, às $\pu{8 h}$, com uma velocidade constante igual a $\pu{40 km/h}$, e percorrerá uma distância de $\pu{60 km}$ para atingir o ponto $A$. O avião partirá de um ponto $C$, com velocidade constante igual a $\pu{400 km/h}$, e percorrerá uma distância de $\pu{300 km}$ até atingir o ponto $A$. Consideramos o avião e o comboio como partículas descrevendo trajetórias retilíneas. Os pontos $A, B$ e $C$ estão representados no desenho abaixo.

Para conseguir interceptar o comboio no ponto $A$, o avião deverá iniciar o seu voo a partir do ponto $C$ às:


Um objeto preso por uma mola de constante elástica igual a $\pu{20 N/m}$ executa um movimento harmônico simples em torno da posição de equilíbrio. A energia mecânica do sistema é de $\pu{0,4 J}$ e as forças dissipativas são desprezíveis. A amplitude de oscilação do objeto é de:


Um automóvel percorre a metade de uma distância $D$ com uma velocidade média de $\pu{24 m/s}$ e a outra metade com uma velocidade média de $\pu{8 m/s}$. Nesta situação, a velocidade média do automóvel, ao percorrer toda a distância $D$, é de:


O gráfico abaixo representa a velocidade $(v)$ de uma partícula que se desloca sobre uma reta em função do tempo $(t)$. O deslocamento da partícula, no intervalo de $\pu{0 s}$ a $\pu{8 s}$, foi de:


Carregando...