EPCAR 2006 Matemática - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

Filtrar por resolução:

Para uma turma de $80$ alunos do CPCAR, foi aplicada uma prova de Matemática valendo $9,0$ pontos distribuídos igualmente em $3$ questões sobre:

1ª FUNÇÃO

2ª GEOMETRIA

3ª POLINÔMIOS

Sabe-se que:

  • Apesar de $70\%$ dos alunos terem acertado a questão sobre FUNÇÃO, apenas $\dfrac{1}{10}$ da turma conseguiu nota 9,0.

  • $20$ alunos acertaram as questões sobre FUNÇÃO e GEOMETRIA.

  • $22$ acertaram as questões sobre GEOMETRIA e POLINÔMIOS.

  • $18$ acertaram as questões sobre FUNÇÃO e POLINÔMIOS.

A turma estava completa nessa avaliação, ninguém tirou nota zero, no critério de correção não houve questões com acertos parciais e o número de acertos apenas em GEOMETRIA é o mesmo que o número de acertos apenas em POLINÔMIOS.

Nessas condições, é correto afirmar que:


Sejam os números inteiros $MNPQ$ e $NMPQ$, onde $M,N,P$ e $Q$ são algarismos distintos e diferente de zero e $N>M$. Sobre a diferença $\left(NMPQ-MNPQ\right)$ pode-se afirmar que, necessariamente, será:


Três alunos $A\ B$ e$\ C$ participam de uma gincana e uma das tarefas é uma corrida em uma pista circular. Eles gastam para esta corrida, respectivamente, $1,2$ minutos, $1,5$ minutos e $2$ minutos para completarem uma volta na pista. Eles partem do mesmo local e no mesmo instante. Após algum tempo, os três alunos se encontram pela primeira vez no local de partida. Considerando os dados acima, assinale a alternativa correta.


Os restos das divisões de $247$ e $315$ por $x$ são $7$ e $3$, respectivamente. Os restos das divisões de $167$ e $213$ por $y$ são $5$ e $3$, respectivamente. O maior valor possível para a soma $x+y$ é:


Dois jogadores, Antônio e Bernardo, em determinado jogo envolvendo $110$ partidas, com $2$ jogadores, fizeram um acordo e Antônio disse a Bernardo:

“Cada vez que eu perder, eu lhe pagarei um valor correspondente a $\dfrac{1}{5}$ de $\dfrac{1}{3}$ do dobro de R$ $150,00$. Entretanto, em cada vitória minha, quero que você me pague $50\%$ a mais do valor que você receberia em cada vez que vencesse. No caso de haver empate, ninguém paga e ninguém recebe. ” Bernardo concordou e os dois deram início aos jogos. Após a realização da última partida, verificou-se que em $\dfrac{1}{11}$ dos jogos houve empate.

É INCORRETO afirmar que


Carregando...