ENEM 2021 Biologia - Questões
Abrir Opções Avançadas
A deficiência de lipase ácida lisossômica é uma doença hereditária associada a um gene do cromossomo $10$. Os pais dos pacientes podem não saber que são portadores dos genes da doença até o nascimento do primeiro filho afetado. Quando ambos os progenitores são portadores, existe uma chance, em quatro, de que seu bebê possa nascer com essa doença.
Fonte: ANDERSON, R, A. et. al. In SItu Lozalization of Genetic Locus Encoding the Lysosomal Acid Lipase/Cholesteryl Esterase (LIPA) Deficient in Woman DIsease to Choromosome. 10q23.2-q23, Genomics, n. 1 jan. 1993 (adaptado).
Essa é uma doença hereditária de caráter:
Estudo aponta que a extinção de preguiças-gigantes, cuja base da dieta eram frutos e sementes, provocou impactos consideráveis na vegetação do Pantanal brasileiro. A flora, embora não tenha desaparecido, tornou-se menos abundante que no passado, além de ocupar áreas mais restritas.
BICUDO, F. Jardineiros da pesada. Ecologia. Pesquisa Fapesp, ed. $231$, maio $2015$ (adaptado)
O evento descrito com a flora ocorreu em razão da redução
Nas angiospermas, além da fertilização da oosfera, existe uma segunda fertilização que resulta num tecido triploide.
Essa segunda fertilização foi importante evolutivamente, pois viabilizou a formação de um tecido de
Entre $2014$ e $2016$, as regiões central e oeste da África sofreram uma grave epidemia de febre hemorrágica causada pelo vírus ebola, que se manifesta em até $21$ dias após a infecção e cuja taxa de letalidade (enfermos que vão a óbito) pode chegar a $90\%$. Em regiões de clima tropical e subtropical, um outro vírus também pode causar febre hemorrágica: o vírus da dengue, que, embora tenha um período de incubação menor (até $10$ dias), apresenta taxa de letalidade abaixo de $1\%$.
Disponível em: www.who.int. Acesso: $1$ fev. $2017$ (adaptado).
Segundo as informações do texto e aplicando princípios de evolução biológica às relações do tipo patógeno-hospedeiro, qual dos dois vírus infecta humanos há mais tempo?
O plantio por estaquia é um método de propagação de plantas no qual partes de um espécime são colocadas no solo para produzir novas gerações. Na floricultura, é comum utilizar o caule das roseiras para estaquia, pois a propagação da planta é positiva em razão da aplicação de auxinas na porção inferior do caule.
A utilização de auxinas no método de estaquia das roseiras contribui para
Carregando...