EFOMM 2019 Física - Questões
Abrir Opções Avançadas
Dona Marize, numa noite fria de inverno, resolveu fazer café. Entretanto, percebeu que não havia água para fazer o café. Dona Marize teve uma ideia, pegou cubos de gelo do congelador de massa total $1,5 \ \text{kg}$ a $-8^{\circ}\ \text{C}$ e com o calor fornecido por um ebulidor, transformou-os em água a $90^{\circ}\ \text{C}$, num intervalo de tempo de $700 \ \text{s}$. O ebulidor foi ligado a uma fonte de tensão contínua de $150 \ \text{V}$. Determine o valor da resistência elétrica do ebulidor em Ohms, supondo que $60\%$ da potência elétrica dissipada no resistor seja aproveitada para a realização do café.
Em um calorímetro ideal, no qual existe uma resistência elétrica de $10 \ \text{W}$ de potência por onde passa uma corrente elétrica, é colocado $1,0 \ \text{L}$ de água a $12^{\circ}\ \text{C}$ e $2,0 \ \text{kg}$ de gelo a $0^{\circ}\ \text{C}$. Após duas horas, tempo suficiente para que água e gelo entrem em equilíbrio térmico e supondo que toda a energia fornecida foi absorvida pelo conteúdo do calorímetro, qual é o percentual de massa de água líquida contida no calorímetro?
Um relógio de pêndulo, constituído de uma haste metálica de massa desprezível, é projetado para oscilar com período de $1,0 \ \text{s}$, funcionando como um pêndulo simples, a temperatura de $20^{\circ} \text{C}$. Observa-se que, a $35^{\circ} \text{C}$, o relógio atrasa $1,8 \ \text{s}$ a cada $2,5 \ \text{h}$ de funcionamento. Qual é o coeficiente de dilatação linear do material que constitui a haste metálica?
No laboratório de Física da EFOMM existe um galvanômetro de resistência interna $0,80 \ \Omega$, que pode medir, sem se danificar, correntes de intensidade de até $20 \ \text{mA}$. Tenente Rocha, professor de física da EFOMM, resolveu associar ao galvanômetro um resistor denominado shunt, para que ele se tome um miliamperímetro de fundo de escala $200 \ \text{mA}$. Qual deverá ser o valor do shunt associado e o valor da resistência do miliamperímetro, respectivamente?
O comprimento de onda da luz emitida por um laser é de $675 \ \text{nm}$ no ar, onde a velocidade de propagação de ondas eletromagnéticas é de $3,0 \times 10^8 \ \text{m/s}$. Com base nessas informações, pode-se afirmar que a velocidade de propagação e a frequência da luz emitida por esse laser, em um meio onde o comprimento de onda é $450 \ \text{nm}$, são, respectivamente
Carregando...