EFOMM 2018 Física - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

Filtrar por resolução:

Um vagão de metrô desloca-se horizontalmente com aceleração $a$, sendo $g$ a aceleração da gravidade no local. Em seu interior, presa no teto, encontra-se uma corda ideal de comprimento $L$, que sustenta uma massa $m$ puntiforme. Em um determinado instante, o vagão passa a se deslocar com velocidade constante, mantendo a direção e o sentido anteriores. Nesse momento, a aceleração angular $\alpha$ da massa $m$, em relação ao ponto do vagão em que a corda foi presa, é:


Patrick é um astronauta que está em um planeta onde a altura máxima que atinge com seus pulos verticais é de $0,5\ \text{m}$. Em um segundo planeta, a altura máxima alcançada por ele é seis vezes maior. Considere que os dois planetas tenham densidades uniformes $\mu$ e $\dfrac{2\mu}{3}$, respectivamente. Determine a razão entre o raio do segundo planeta e o raio do primeiro.


Uma fonte de $1020\ \text{Hz}$, posicionada na boca de um tubo de ensaio vazio, provoca ressonância no harmônico fundamental. Sabendo que o volume do tubo é $100\ \text{mL}$ e que a velocidade do som no ar é $340\ \text{m/s}$, determine o intervalo que contém o raio $R$ do tubo, em $\text{cm}$.

(Dados: considere o tubo cilíndrico e $\pi =3$.)


Observando um fenômeno físico, Tamires, uma pesquisadora da NASA, verificou que determinada grandeza era diretamente proporcional ao produto de uma força por uma velocidade e inversamente proporcional ao produto do quadrado de um peso pelo cubo de uma aceleração. Sabendo-se que a constante de proporcionalidade é adimensional, a expressão dimensional da referida grandeza é:


Um gás ideal sofre uma expansão isotérmica, seguida de uma compressão adiabática. A variação total da energia interna do gás poderia ser nula se, dentre as opções abaixo, a transformação seguinte fosse uma:


Carregando...