Leia os textos a seguir.

Cérebros digitais

Não somente os circuitos das invenções tecnológicas vão evoluindo com o passar dos anos. Os circuitos neurais dos humanos tendem a acompanhar essas mudanças. A maior evidência disso está no cérebro dos chamados “nativos virtuais” – crianças, adolescentes e jovens que não conheceram o mundo sem computadores e Internet. Testes científicos com ressonância magnética de alta densidade mostram que o uso de telas e da web está literalmente fazendo a cabeça de quem já nasceu na realidade virtual. Segundo estudos feitos no centro francês de pesquisa científica CNRS-La Sorbonne, o ambiente multitelas em que as crianças são inseridas cada vez mais precocemente altera as aptidões cerebrais das novas gerações. “Os nativos digitais têm melhor atenção seletiva visual e tomam decisões com mais rapidez”, afirma Olivier Houdé, diretor de desenvolvimento do CNRS-La Sorbonne.

(Adaptado de: MESQUITA, R. V. Revista Planeta. abr. 2015. p.37.)

Tecnologia em excesso pode travar o aprendizado

Em um mundo cada vez mais marcado pela tecnologia, é fácil encontrar crianças que ainda não sabem nem amarrar os sapatos navegando na Internet e usando smartphones ou tablets. Uma pesquisa realizada no ano passado pela AVG Technologies com famílias de todo o mundo mostrou que 66% das crianças, entre 3 e 5 anos de idade, conseguiam usar jogos de computador, 47% sabiam como usar um smartphone, mas só 14% eram capazes de amarrar os sapatos sozinhas. Mesmo com as recomendações do estabelecimento de limites para a exposição das crianças à tecnologia, muitos pais parecem não se preocupar com o assunto. Sob a justificativa de que hoje é importante saber trabalhar com novas tecnologias desde cedo ou simplesmente para evitar aborrecimentos, eles acabam deixando as crianças livres para usar os equipamentos.

(Adaptado de: SANTOS, J. Gazeta do Povo. 21 abr. 2015. p.10.)

Tendo como referência as informações contidas na coletânea, escreva um texto opinativo abordando os benefícios e os riscos oferecidos pela tecnologia digital.

Para a elaboração de seu texto, utilize de 12 a 16 linhas.