A escala Richter atribui um número para quantificar a magnitude de um tremor, ou seja, , onde é a amplitude máxima das ondas sísmicas medidas a do epicentro do sismo e é uma amplitude de referência. Por exemplo, em 1945, no Japão, o tremor gerado pela bomba atômica teve magnitude aproximada de 4,9 na escala Richter, enquanto que o tremor ocorrido naquele país, em março de 2011, teve magnitude de .

Com base nessas informações, considere as afirmativas a seguir.

  1. I) A amplitude máxima das ondas sísmicas do tremor de 2011 foi 10.000 vezes maior do que a amplitude máxima das ondas sísmicas geradas pela bomba de Hiroshima.

  2. II) A diferença de magnitude de dois tremores, em relação às respectivas amplitudes máximas das ondas sísmicas, é uma função quadrática.

  3. III) Um tremor de magnitude 8,0 na escala Richter tem ondas sísmicas com amplitude máxima 10 vezes maior do que a amplitude máxima em um tremor de magnitude 7,0.

  4. IV) Se a amplitude máxima das ondas sísmicas de um tremor for menor que a amplitude de referência , tem-se que a magnitude deste tremor é positiva.

Assinale a alternativa correta.