Leia o texto a seguir.
As Copas do Mundo são ricos observatórios. Em 1938, o goleiro das Índias Holandesas Orientais, futura Indonésia, pretendeu proteger seu gol do ataque húngaro amarrando na rede uma boneca como amuleto. Como parte do equipamento que a Escócia levou para a Copa da Argentina, estavam 456 garrafas de uísque. Na Espanha, em 1982, a seleção do Kwait queria que, antes da partida de estreia, seu mascote, um dromedário, desse a volta em torno do campo.
(Adaptado de: FRANCO Jr., H. Futebol e orgulho nacional, Le Monde Diplomatique Brasil, São Paulo, Instituto Polis, jun. 2010, p. 8.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre esporte e cultura, considere as afirmativas a seguir.
I. Jogos Olímpicos são diferentes das Copas do Mundo, pois se mantêm fiéis ao princípio de que esporte e interesses econômicos são incompatíveis.
II. A instrumentalização política de eventos como a Copa do Mundo é característica de regimes totalitários, mostrando-se ausente em países tradicionalmente democráticos.
III. A despeito do espírito que deveria norteá-las, as práticas desportivas internacionais evidenciam a reafirmaçãodo primado do nacionalismo em detrimento do cosmopolitismo.
IV. Apesar de o futebol depender de habilidades individuais e estratégias objetivas, práticas culturais locais, ancoradas no senso comum, continuam presentes no esporte.
Assinale a alternativa correta.