“Os americanos consideraram que, já que a natureza tinha estabelecido uma diferença tão grande entre a constituição física e moral do homem e da mulher, o fim claramente indicado era dar emprego diverso às faculdades diferentes; julgaram, assim, que o progresso não consistiria em obrigar seres dessemelhantes a fazerem mais ou menos a mesma coisa, mas em obter de cada um deles o desempenho de sua tarefa da melhor maneira possível. Os americanos aplicaram aos dois sexos o grande princípio da economia política que domina a indústria do nosso tempo. Dividiram cuidadosamente as funções do homem e da mulher, a fim de que o grande trabalho social fosse mais bem feito.”
(TOCQUEVILLE, A. P. O exercício do poder popular e suas bases. São Paulo: Abril Cultural, 1979. p. 295.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir.
I. Na sociedade burguesa ocidental, detecta-sea ausência de definição de esferas separadaspara as atividades de homens e mulheres.
II. No Ocidente, a relação das mulheres com a esferaíntima familiar e sua exclusão da esfera públicacarece de historicidade, já que a intensificaçãodas relações de mercado as incluiu.
III. Tocqueville naturalizou como espaço femininoa imagem física do círculo do lar, metáfora quetem sido usada para justificar e enaltecer apresença feminina neste ambiente.
IV. No Brasil, a persistência de relaçõesdesfavoráveis de gênero tornou necessário aimplantação de cotas para mulheresconcorrerem a cargos eletivos.
Estão corretas apenas as afirmativas: