A conscientização dos consumidores em melhorar a qualidade de suas vidas contribuiu para o desenvolvimento dos “alimentos funcionais”. A portaria número 398 de 30/04/99 da Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde do Brasil define “alimento funcional” como “[...] todo aquele alimento ou ingrediente que, além das funções nutricionais básicas [...], produz efeitos metabólicos e/ou fisiológicos e/ou efeitos benéficos à saúde [...]”.
O desenvolvimento de alimentos funcionais constitui-se em um mercado promissor para a expansão da indústria alimentícia. Com base no texto e nos conhecimentos sobre a produção e a distribuição territorial das indústrias no Brasil, considere as afirmativas a seguir.
I. A concentração nacional da indústria de alimentos funcionais na região Norte do Brasil deve-se às políticas de desenvolvimento regional, responsáveis pela criação da Zona Franca de Manaus.
II. As unidades fabris da indústria de alimentos funcionais estão homogeneamente distribuídas pelo território nacional, em função da multiplicidade de regiões fornecedoras de matérias-primas.
III. O maior mercado potencial para o consumo de alimentos funcionais encontra-se na região Centro Sul do Brasil devido às suas características socioeconômicas.
IV. O desenvolvimento da indústria de alimentos funcionais está relacionado ao nível de renda, grau de escolaridade e conscientização dos consumidores que vivem nos grandes centros urbanos do país.
Estão corretas apenas as afirmativas: