Analise as afirmativas a seguir.

  1. I. Várias ciências, ao conceberem o mundo como submetido a um esquema teórico universal, elaboraram leis gerais de seu funcionamento, tornando-se, dessa maneira, instrumento de dominação, controle e extermínio tanto dos seres humanos quanto dos outros elementos da natureza.

  2. II. A ciência e a tecnologia no Ocidente, a partir do século XVI, conferiram aos seres humanos a capacidade de subjugar e controlar incondicionalmente as forças da natureza, tornando-os libertos e invulneráveis a quaisquer dinâmicas ambientais.

  3. III. A razão técnico-científica, no contexto das sociedades modernas, voltou-se predominantemente para o circuito da produção de necessidades de consumo questionáveis, desconsiderando os riscos do atual projeto societário para o planeta.

  4. IV. O determinismo mecanicista é o horizonte do conhecimento que se pretende utilitário e funcional pela sua capacidade de dominar as forças hostis da natureza, em benefício de poucos e em detrimento da vida no planeta como um todo.

  5. V. A ciência, através de acurada observação e descoberta do conjunto de leis que regem as dinâmicas da natureza, proporcionou aos seres humanos o domínio das forças ambientais contrárias à sua perpetuação no planeta.

Fazem críticas à concepção científica utilitarista apenas as afirmativas: