A Agenda 21 é o principal documento da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano, da qual são signatários cerca de 170 países, entre eles o Brasil. Trata-se de uma proposta de desenvolvimento sustentável calcada em um planejamento do futuro com ações de curto, médio e longo prazo, inclusive definindo recursos e responsabilidades. Contudo, o não cumprimento da Convenção sobre Mudanças Climáticas, que previa o congelamento das emissões atmosféricas aos níveis de 1990, é uma das evidências do pequeno avanço na implementação da Agenda 21. Durante a Cúpula Mundial de Desenvolvimento Sustentável ocorrida em Johannesburgo em 2002, a falta de engajamento dos países ricos foi notável, apesar desses serem responsáveis por aproximadamente 82% das emissões que causam o efeito estufa. Os Estados Unidos, que respondem por 29% dessas emissões, recusaram-se a assinar o Protocolo de Kyoto.
O biodiesel obtido pela reação de transesterificação de um óleo vegetal com monoálcoois, mais especificamente com metanol ou etanol, é resultante da quebra de moléculas dos triglicerídeos, dando origem a uma mistura de ésteres metílicos ou etílicos dos ácidos carboxílicos correspondentes e glicerina como subproduto. O peso molecular desses monoésteres é próximo ao do diesel derivado do petróleo, que contém entre 9 e 20 átomos de carbono na molécula. Com base no texto e nos conhecimentos sobre as propriedades químicas e físicas do petróleo, analise as afirmativas a seguir.
I. A substituição do diesel derivado do petróleo pelobiodiesel reduz a emissão de óxidos de enxofre ede hidrocarbonetos aromáticos policíclicos na atmosfera.
II. Dentro da realidade brasileira, o etanol é o álcoolmenos recomendável para utilização no processode produção do biodiesel, devido à sua origem fóssile à sua alta toxicidade.
III. O biodiesel pode ser representado pela fórmulageral .
IV. O biodiesel e o diesel de petróleo podem ser misturadosem variadas proporções.
V. Quimicamente, o biodiesel é um mono-alquil ésterde ácido carboxílico.
Estão corretas apenas as afirmativas: