29 UNIFESP 2007 - Biologia
Sobre a relação existente entre o buraco na camada de ozônio e o efeito estufa, é correto dizer:
Quando aumenta o buraco na camada de ozônio, aumenta também a tendência de aquecimento global por causa do efeito estufa, pois os gases que comprometem a camada de ozônio também contribuem, ainda que em menor escala, com o aumento do efeito estufa.
Se o efeito estufa aumenta, o buraco na camada de ozônio tende a diminuir, pois o
C
O
2
que promove o efeito estufa também combina com os gases que destroem a camada de ozônio, combinação que resulta na chuva ácida.
Quanto maior o buraco na camada de ozônio, menor será o índice de aquecimento global, pois, se por um lado o buraco permite a entrada de raios UV, por outro lado permite também a saída da radiação refletida da superfície do planeta e que contém calor.
O aumento do aquecimento global provoca o aumento do buraco na camada de ozônio, pois o
C
O
2
concentrado na atmosfera também pode reagir com o ozônio, ainda que em menor escala, e resultar na impossibilidade de que mais moléculas sejam agregadas à camada de ozônio.
Quanto menor o buraco na camada de ozônio, maior a capacidade de retenção de raios do Sol e, portanto, menor será a quantidade de radiação atingindo a superfície do planeta, o que diminui, portanto, a tendência de aquecimento global por causa do efeito estufa.
CossenoGPT
Dados
Discussão
Listas
Reportar