Leia a letra da música de Adoniran Barbosa.

Vide verso meu endereço

Falado: Seu Gervásio, se o doutor José Aparecido aparecer por aqui, o senhor dá esse bilhete a ele, viu? Pode ler, não
tem segredo nenhum. Pode ler, seu Gervásio.

Venho por meio dessas mal traçadas linhas Comunicar-lhe que fiz um samba pra você No qual quero expressar toda minha gratidão E agradecer de coração tudo o que você me fez. Com o dinheiro que um dia você me deu Comprei uma cadeira lá na Praça da Bandeira Ali vou me defendendo Pegando firme, dá pra tirá mais de mil por mês. Casei, comprei uma casinha lá no Ermelindo Tenho três filhos lindos, dois são meus, um é de criação. Eu tinha mais coisas pra lhe contar Mas vou deixar pra uma outra ocasião. Não repare a letra, a letra é de minha mulher.
Vide verso meu endereço, apareça quando quiser.

(Adoniran Barbosa, CD Adoniran Barbosa-1975, remasterizado EMI, 1994.)

Considere as afirmações:

  1. I. O poeta afirma que o samba é uma forma de agradecimento ao doutor José Aparecido, pelo que este lhe fez. Por não haver referências a uma eventual cobrança do dinheiro, vê-se que se trata de um autêntico gesto de solidariedade.

  2. II. A insistência do poeta em falar sobre sua vida, descrevendo-a muito positivamente, é uma tentativa de sobrepor- se ao doutor José Aparecido, que lhe é socialmente superior.

  3. III. É flagrante a diferença que o poeta dá ao tratamento a Gervásio e José Aparecido: o primeiro é displicentemente chamado de seu Gervásio; o segundo, respeitosamente, de doutor José Aparecido.

Está correto apenas o que se afirma em