Denomina-se bacia hidrográfica a área abrangida por um rio principal, sua rede de afluentes e subafluentes. Assim, detectamos cinco bacias hidrográficas principais no Brasil: a da Amazônica, a do Tocantins, a do São Francisco, a do Paraná e á do Uruguai, as quais possuem importâncias singulares em nível regional. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo:

  1. I. O Amazonas, típico rio de planície, é considerado a principal via de escoamento regional. No entanto, especialmente alguns afluentes da margem direita possuem capacidade, de gerar energia hidroelétrica, podendo- se citar os rios Xingu, Tapajós e Curuã-Una.

  2. II. O rio São Francisco, apesar de ser um rio de planície, o que favoreceu o desenvolvimento comercial de cidades como Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), possui vários afluentes com elevado potencial hidrelétrico, podendo-se citar as usinas de Três Marias e Sobradinho.

  3. III. A bacia do Paraná, com papel destacado na bacia Platina, possui grande importância, tanto em termos de navegação (hidrovia Tietê-Paranã) como na geração de hidro- eletricidade, destaque para a usina de Itaipu.

  4. IV. O rio Uruguai percorre trechos típicos de planalto em seu curso superior, podendo-se citar as usinas de Garibaldi (rio Canoas) e Socorro (rio Pelotas), e trechos de planícies entre São Borja e Uruguaina, no Rio Grande do Sul, onde e utilizado para navegação.

Assinale opção que apresenta as afirmativas corretas.