Muito abundante no Brasil, especialmente em Minas Gerais, onde se localiza a maior reserva mundial, o nióbio recebeu seu nome em homenagem a uma deusa grega.
Em estado puro, o nióbio é maleável e dúctil, de cor branca brilhante, parece-se com o aço e, quando polido, com a platina. Embora tenha ótima resistência à corrosão, é suscetível ã oxidação acima de 400°C.
Ligas de nióbio foram desenvolvidas para utilização na indústria espacial, nuclear, aeronáutica e siderúrgica. É aplicado como elemento de liga para conferir melhoria de propriedades em produtos de aço de alta resistência, além de superligas que operam a altas temperaturas em turbinas das aeronaves a jato. O nióbio também ê utilizado na produção de ligas supercondutoras usadas na fabricação de magnetos para tomógrafos de ressonância magnética, em cerâmicas eletrônicas, na indústria naval e na ferroviária para a fabricação dos "trens-bala".
Com relação à estrutura da eletrosfera do nióbio, assinale a opção que apresenta a correta distribuição eletrônica do átomo de nióbio.