Leia o texto abaixo.

Brasil deve ganhar primeira usina de ondas a Coordenação dos Programas de Pós-Graduação de Engenharia da UFRJ mostrou ontem aos participantes do Seminário Internacional de Energia das Ondas como funcionará a primeira usina do Brasil a produzir energia a partir das ondas do mar. A usina funciona com a ajuda de blocos de concreto que ficam boiando em alto mar. Eles ficam presos à usina por meio de braços de aço com 25m de comprimento. Com o movimento das ondas, esses blocos também se movem e produzem a força para bombear a água do mar para reservatórios dentro da usina.

Nesses reservatórios, a água chega com alta pressão e entra depois numa câmara que aumenta ainda mais essa pressão, fazendo com que o jato d’água saia do compartimento com uma força equivalente à de uma queda d’água de 500 metros de altura. Esse jato move uma turbina, que gera finalmente a energia elétrica.

(Folha Ciência - São Paulo - 14/ 02/ 2006)

Supondo-se que o volume de água do jato, citado no texto, seja equivalente a de água e desprezando-se as perdas de energia no sistema, é correto afirmar que a energia cinética que chega na turbina equivale, em joules, a

Dados: