Leia o excerto de Vidas Secas, de Graciliano Ramos, e o comentário que segue:

"Na planície avermelhada os juazeiros alargavam duas manchas verdes. Os infelizes tinham caminhado o dia inteiro, estavam cansados e famintos. Ordinariamente andavam pouco, mas, como haviam repousado bastante na areia do rio seco, a viagem progredira bem três léguas. Fazia horas que procuravam uma sombra. A folhagem dos juazeiros apareceu longe, através dos galhos pelados da caatinga rala. (...) Miudinhos, perdidos no deserto queimado, os fugitivos agarraram-se, somaram as suas desgraças e os seus pavores. O coração de Fabiano bateu junto do coração de Sinhá Vitória, um abraço cansado aproximou os farrapos que os cobriam. Resistiram à fraqueza, afastaram-se envergonhados, sem ânimo de afrontar de novo a luz dura, receosos de perder a esperança que os alentava”.

(RAMOS, Graciliano. Vidas secas. 1. ed. 1938)

A obra de Graciliano Ramos se refere a um processo migratório secular de populações oriundas da região nordeste do Brasil para outras partes do país. A estagnação econômica e as secas constantes, em contraste com a prosperidade econômica de outras regiões do Brasil, constituem fatores determinantes no início desse processo migratório. Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo:

  1. I. A partir da década de 30, o fluxo maciço de imigrantes europeus para São Paulo diminuiu. Ao mesmo tempo, o governo assumiu um tom nacionalista e iniciou-se uma transferência de pessoas do Nordeste, onde havia crise econômica, excedente populacional e escassez de recursos.

  2. II. O fluxo migratório do Nordeste para São Paulo nos anos 30 está relacionado à vinda de trabalhadores para fazendas que produziam principalmente algodão e café e, em menor quantidade, cana-de-açúcar.

  3. III. Com o declínio do crescimento industrial do Sudeste a partir do final dos anos 60, a migração nordestina para São Paulo e Rio de Janeiro diminuiu consideravelmente, voltando-se para outras regiões.

  4. IV. Preconceitos de cunho social e racial acompanharam a migração nordestina no centro-sul do País. Em decorrência de sua pobreza material original e das condições pouco favoráveis encontradas no destino, restou aos migrantes nordestinos ocupar as áreas pobres e de periferia dos centros urbanos.

Estão corretas as afirmativas