TEXTO 1

Substituir (01) o carro pela bicicleta e a fralda descartável por fralda de pano são parte das escolhas que transformam a cada dia a vida do casal Luís e Lia Patrício, analista de informática e veterinária, respectivamente. Moradores de Curitiba, eles optaram por viver de uma maneira mais simples. (02)

Cláudio Oliver também é adepto da simplicidade como forma de vida. Tanto que, há quase seis anos, largou o consultório dentário onde trabalhava como dentista para viver uma vida com mais sentido,(03) conforme ele mesmo diz. Oliver é coordenador da Casa da Videira, um coletivo definido como uma associação sem fins lucrativos que desenvolve iniciativas nas áreas ambiental e social em busca de um estilo de vida equilibrado e coerente, promovendo práticas regenerativas para o bem comum.

(http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2013/10/familias-urbanas-preferem-vida-simples-facilidades-modernas.html)

TEXTO 2

(http://www.iuniao.com.br/um-dia-consiauiremos/)

TEXTO 3

(03) Das opções políticas à escolha do creme que se usa no rosto, as decisões que tomamos agora parecem carregadas de implicações morais.(04) Temos, desde os gregos, quase trinta séculos de pensamento sobre ética. (05) E, se isso nem de longe resolve problemas que vão da organização familiar à pesquisa científica, não é apenas porque hoje há dilemas com os quais não se sonhava em Atenas: todo sistema moral sempre será insuficiente perante a realidade.(06) Hoje,(07) quando a filosofia é uma disciplina acadêmica, perdemos a ideia de completude que ela representava no mundo pagão antigo.(08) Em Pursuits of Wisdom, um belo panorama do pensamento ético da antiguidade, John Cooper, da Universidade Princeton, lembra que, entre os gregos, a filosofia(09) era antes de tudo um modo de vida, um guia para a virtude e a felicidade.(10) (11)E, que lindo, não se concebia que pudesse haver felicidade sem virtude.(12) (...) Na filosofia moderna, o foco especializado dos pensadores da ética saiu do sujeito e de suas virtudes (ou falta delas) para se focar em ações: é certo ou errado comer carne, ou usar o carro para ir ao trabalho todo dia? (01) Mas a sabedoria fundamental – no sentido mais substantivo desse adjetivo - da filosofia grega é incontornável.(02) Marco Zingano, professor do Departamento de Filosofia da USP, lembra que a ética das virtudes, proposta sobretudo por Aristóteles, tem uma relevância especial hoje: “Uma ideia cara à ética das virtudes é que as decisões devem ser tomadas em função das circunstâncias, a partir de uma certa sensibilidade moral.” (13) Nessa concepção, somos, cada um de nós, agentes morais: todas as decisões éticas são tomadas em primeira pessoa, e é inadmissível que a voz de um agente moral seja usurpada.(14)

Veja, dezembro de 2013, edição 2353 (adaptado).

TEXTO 4

O ser humano precisa ser educado para a convivência. Todo processo de aprendizagem supõe descentramento, um sair de si mesmo, tanto do ponto de vista da inteligência como da afetividade e da moral._______, a descoberta de que o outro é um “outro-eu” é fundamental para que possamos superar o egocentrismo.________, o desenvolvimento desses três níveis mentais (inteligência, afetividade e moralidade) não é automático, exigindo a intermediação dos agentes culturais.

Do ponto de vista moral, a evolução se dará a partir da superação do comportamento heteronômico - que se baseia na obediência sem crítica - até atingir a maturidade, pela conquista da autonomia. O abandono do dogmatismo que exige a obediência cega não se confunde, ________, com uma postura individualista, mas sim com a capacidade de participar ativamente da elaboração de regras comprometidas com a vida em comunidade.

(In: ARANHA, M.L.A.; MARTINS,M.H.P. Filosofando: introdução à filosofia.São Paulo: Moderna, 2003. (fragmento).)

Para compor esta prova, foram selecionados quatro textos que, apesar de diferentes quanto ao gênero, abordam um tema em comum:________. Quanto à sequência de apresentação, os textos 1 e 2 são mais ______ ; e os textos 3 e 4, mais________.