Urbanistas da Índia querem importar “jeitinho brasileiro” para favelas de Mumbai
Urbanistas ficaram empolgados com coisas que viram em Paraisópolis.
(01) Um grupo de arquitetos da Índia quer levar algumas lições aprendidas nas favelas brasileiras para Mumbai para melhorar as condições de moradia em regiões pobres da cidade indiana. (02)
(03) Arquitetos e urbanistas do Institute for Urbanology - uma fundação dedicada à pesquisa e difusão de ideias de urbanismo, com sede em Mumbai – acreditam que várias iniciativas do governo indiano de reconstruir conjuntos habitacionais acabaram produzindo apenas corrupção, prédios decrépitos e vizinhanças miseráveis. Em alguns casos, as condições de vida dos moradores nos novos blocos até mesmo pioraram quando eles trocaram seus casebres nas favelas por esses novos apartamentos. (04)
Os arquitetos indianos visitaram a favela de Paraisópolis, em São Paulo, e ficaram empolgados com o que viram. Em vez de destruir casebres e construir conjuntos habitacionais novos, a maioria dos moradores da favela deu um “jeitinho” na sua própria casa.
Segundo os profissionais do Institute of Urbanology, isso é muito mais eficaz para melhorar as condições de moradia do que simplesmente destruir favelas inteiras.
(http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/04/120403 favelas mumbai sp dg.shtml)
Considere o conteúdo, a organização e os elementos constitutivos da notícia.
1. Na manchete, o uso de aspas em “jeitinho brasileiro” indica que a expressão assume uma acepção própria no texto, a ser explicada no corpo da notícia.
2. O contraste entre a imagem e o conteúdo da legenda contribui para aguçar a curiosidade do leitor.
3. A frase em destaque (01 a 02) amplia a manchete, acrescentando um elemento relativo ao fato anunciado.
4. No primeiro parágrafo do corpo do texto (04 a 05), o leitor encontra informações suficientes para compreender a lição aprendida pelos visitantes.
5. A citação direta no último parágrafo confere maior veracidade aos comentários do autor.
Estão corretas as afirmativas